Jornada de Literatura tem apoio garantido do Governo Federal

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Em audiência nesta terça-feira (07), em Brasília, a comitiva da 16ª Jornada Nacional de Literatura recebeu do ministro da Cultura, Roberto Freire, a confirmação de que o governo federal apoiará a movimentação literária. Segundo Freire, haverá aporte financeiro federal para ajudar a viabilizar a edição deste ano.

Ao falar sobre a importância das Jornadas, o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, enfatizou que elas têm o diferencial de trabalhar a formação de leitores, incentivando pessoas de todas as idades a ingressar no mundo da literatura. Ele lembrou, ainda, que a cidade tem um dos maiores índices de leitura por habitante do país.

A Jornada é promovida pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo e sua 16ª edição será realizada de 2 a 6 de outubro de 2017. A comitiva convidou oficialmente o ministro para a solenidade de lançamento, que ocorrerá no final de março, e para a abertura da movimentação literária, em outubro.

A vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, Bernadete Dalmolin, observou que as Jornadas envolvem uma série de ações permanentes de incentivo à leitura e à literatura. O fato de Passo Fundo estar habilitada no Sistema Nacional de Cultura foi lembrado pelo secretário municipal de Cultura, Pedro Almeida. Segundo ele, isso permite que o município receba verbas do chamado fundo a fundo.

Também participou da reunião a coordenadora da Jornada, Fabiane Burlamaque.

Sobre as Jornadas

As Jornadas Nacionais de Literatura caracterizam-se como uma das maiores movimentações literárias da América Latina e, neste ano, quando completam 36 anos de existência, passam por uma importante remodelação. As atividades, além de serem realizadas na UPF, serão estendidas por diversos espaços culturais de Passo Fundo, resultando na “jornalização” da cidade, com ações como o “Projeto transversais: rotas leitoras”, o “Livros na mesa: leituras boêmias” e os “Caminhos das artes”. Além de “jornalizar” a cidade, as Jornadas Literárias investem em uma nova iniciativa, agora no Complexo do Portal das Linguagens: espaços batizados com o nome de diferentes escritores. Em 2017, Clarice Lispector, Ariano Suassuna, Carlos Drummond de Andrade e Moacyr Scliar serão os autores homenageados.

Essa movimentação cultural reúne leitores, escritores, artistas, pesquisadores e intelectuais, com o objetivo de formar leitores multimidiais, emancipados e críticos. As Jornadas Literárias renderam à cidade o título de Capital Nacional da Literatura, reconhecida pela lei nº 11.264/2006, e de Capital Estadual de Literatura, pela lei nº 12.838/2007.

Gostou? Compartilhe