Sonho de Liberdade forma 50 detentos em Passo Fundo

Desenvolvido desde 2014, o projeto já formou mais de 400 detentos

Por
· 1 min de leitura
Formatura aconteceu ontem à tarde, no pátio do Presídio RegionalFormatura aconteceu ontem à tarde, no pátio do Presídio Regional
Formatura aconteceu ontem à tarde, no pátio do Presídio Regional
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Um grupo de 50 detentos do Presídio Regional de Passo Fundo participou ontem à tarde, da formatura do projeto Sonho de Liberdade. No segundo semestre do ano passado, eles realizaram cursos de eletricidade, construção civil e pintura, oferecidos pela Fundação Maçônica Educacional, em parceria com o Instituto Viva Cidadania.

Em Passo Fundo, as aulas aconteceram entre junho e setembro do ano, totalizando 140 horas. Coordenadora de projetos da Fundação, Rita de Cássia Salaberry disse que, durante os três meses de curso, eles receberam aulas teóricas e práticas, além de todo material necessário. A passagem por Passo Fundo foi a quarta edição do Sonho de Liberdade. Desenvolvido desde 2014, o projeto já formou mais de 400 detentos.

Professor de eletricidade básica, Leodir Zanoni afirma que ao final do curso, o aluno tem conhecimento suficiente para montar circuito elétrico em residência ou atuar como auxiliar. “Aqui o aproveitamento foi de alto nível. Os detentos demonstraram muito interesse” afirma. Rita diz que o curso é o primeiro passo de um processo de ressocialização do preso. Em algumas regiões do estado, por onde o projeto passou, a Fundação já conseguiu abrir vagas de trabalho para ex-detentas. Presidente da Fundação, José Nivaldo Brum, destacou a participação da Loja Maçônica Luz do Planalto, de Passo Fundo.

Enquanto aguardava seu nome ser anunciado para receber o diploma de conclusão do curso de eletricidade, um dos apenados comentou ter adquirido conhecimento suficiente para trabalhar 'lá fora'. “Eu sabia pouco sobre eletricidade, mas tive uma boa base. Vou sair daqui um mês, pretendo trabalhar com serigrafia, mas tenho mais alternativas a partir de agora”.

Gostou? Compartilhe