A pesquisa Marcas de Quem Decide, realizada pelo Jornal do Comércio e pela Qualidata e que está em sua 19ª edição, mostra quais são as marcas mais lembradas e preferidas pelos gaúchos, em um levantamento que abrange categorias de produtos, serviços e empresas. Há alguns anos, a Universidade de Passo Fundo (UPF) aparece em destaque na pesquisa do segmento educação, no quesito Ensino Superior Privado. Nesta edição, a Instituição ficou na quinta colocação nas marcas mais lembradas e na quarta colocação no ranking das preferidas. A entrega dos certificados ocorreu nesta terça-feira, 7 de março, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.
O estudo das marcas mais lembradas e preferidas é gerado a partir de um público qualificado e exigente, formado por gestores de empresas e altos executivos de negócios do RS. Os pesquisadores ouviram 526 pessoas entre outubro e dezembro de 2016. Mais de 60% dos entrevistados são donos ou sócios de empresas dos principais municípios do RS, com participação expressiva no PIB gaúcho, cobrindo todas as regiões do estado.
A apresentação dos resultados da pesquisa, nesta terça-feira, revelou as cinco primeiras classificadas de cada categoria. A 19ª edição contou com cerca de 70 categorias de setores de produtos, serviços e empresas, além das três categorias especiais: Grande marca gaúcha, Marca gaúcha inovadora e Preservação ambiental.
Na edição anterior, a UPF aparecia na mesma posição (quinto lugar) na categoria Ensino Superior Privado no quesito lembrança. Neste ano, a Instituição também aparece no quesito preferidas, na quarta posição. A Universidade de Passo Fundo – instituição de ensino superior comunitária e filantrópica –, ao longo dos seus 48 anos, mostra-se engajada com o desenvolvimento regional e mantém seu compromisso com uma formação acadêmica de profissionais capacitados para a atuação no mercado de trabalho. Para o vice-reitor Administrativo da Universidade, Agenor Dias de Meira Junior, esse comprometimento com a excelência acadêmica contribuiu para os resultados positivos dessa pesquisa. “A UPF tem investido na qualificação dos seus funcionários, na capacitação dos seus docentes e na sua infraestrutura física e tecnológica. Com certeza, esses resultados da pesquisa são um reconhecimento desse trabalho”, destacou o vice-reitor Administrativo, que representou a Instituição na solenidade.
A UPF possui 60 cursos de graduação e oferece a possibilidade de continuação dos estudos, mantendo, para isso, mantém atualmente 42 cursos de especialização em andamento (dentre os quais, 14 de residência multiprofissional), 15 mestrados, seis doutorados e nove estágios pós-doutorais.
Um caderno especial editado pelo Jornal do Comércio com os resultados da pesquisa circulará no dia 27 de março. A publicação trará gráficos completos, análises de cada setor avaliado, além de um valioso conjunto de matérias especiais e textos produzidos por especialistas de diferentes áreas do marketing, comunicação e gestão de marca.