Dia Internacional da Mulher em exposição

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Durante a semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Universidade de Passo Fundo (UPF) apresenta ao público duas exposições sobre a temática. Uma delas, que pode ser conferida até o dia 15 de março no prédio da Reitoria, consiste em uma instalação com oito bustos vestindo camisetas que representam uma passeata. De acordo com a coordenadora do curso de Artes Visuais da UPF, Mariane Loch Sbeghen, a instalação remete a uma manifestação em que as mulheres pedem mais respeito e mais amor. “As diferentes cores usadas servem para representar as diferentes etnias que temos em nossa sociedade. São cores fortes que nos lembram que não somos todos iguais”, destacou. A técnica utilizada para criar as camisetas – que foram recicladas – foi o stêncil, mesma utilizada pelo grafite. 

Já no prédio do Direito estão expostos trabalhos acadêmicos do curso de Artes Visuais, produzidos com diferentes suportes e materiais, também abordando o tema mulher. “É um coletivo de acadêmicos dos cursos de bacharelado e licenciatura nas diferentes técnicas, desenho, pintura, instalação, releitura, fotografias, banner. Foram utilizadas diferentes linguagens para representar as várias mulheres e homenagear a data. Nossa ideia é que as mulheres se sensibilizem por serem contempladas em algum momento, em alguma das obras, independente de quem são, de que cor, que silhueta têm”, explicou Mariane. As obras devem permanecer em exposição até o fim do mês de março. 

As exposições são uma promoção do curso de Artes Visuais e do projeto de Extensão da UPF Projur Mulher. 

Exposição fotográfica retrata mulheres que já passaram por situação de violência

Também relacionado ao Projur Mulher, o projeto fotográfico “Mulheres guerreiras”, da fotógrafa passo-fundense Michele Sautner, está exposto no terceiro andar do Bella Città Shopping.

A iniciativa é uma parceria da fotógrafa com o Projur Mulher e retrata mulheres que já sofreram algum tipo de violência e que contaram com a orientação do projeto da UPF. A exposição está aberta para visitação até o dia 23 de março, no 3° andar do shopping, das 10 às 22h, de segunda a sábado, e das 11h às 22h, aos domingos. 

Gostou? Compartilhe