Para comemorar os 15 anos da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), em uma solenidade no Palácio Piratini ontem, (16), houve o lançamento de um selo personalizado, a entrega de novas viaturas para a instituição, a assinatura de convênio para construção de novas unidades escolares e videomonitoramento e o lançamento da Caravana da Socioeducação.
Os 12 novos veículos foram adquiridos pela Fase, ao custo aproximado de R$ 800 mil, e serão distribuídos entre unidades do interior e da capital e substituirão viaturas antigas, que já estão com 700 mil quilômetros rodados. A Fase não fazia novas aquisições de carros há mais de oito anos.
Também foi assinado contrato para obras de videomonitoramento nas unidades de internação da Fase, no valor de R$ 2,59 milhões. Serão instaladas 834 câmeras em pontos estratégicos da sede administrativa e de 12 unidades de internação no estado. A modernização permitirá maior controle e fiscalização das rotinas dos centros de atendimento socioeducativo. Os municípios beneficiados serão Porto Alegre, Pelotas, Santo Ângelo, Passo Fundo, Uruguaiana, Caxias do Sul e Novo Hamburgo.
Segundo a secretária interina do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, o governo do Estado investe em "programas intersetoriais que têm o objetivo de criar a cultura da paz. Essas ações possibilitam nova forma de vida às crianças, adolescentes e suas famílias", admitiu.
O presidente da Fase, Robson Luiz Zinn, lembrou que a comemoração pelos 15 anos da instituição se deve ao trabalho coletivo de uma equipe comprometida. "2017 será o ano em que consolidaremos a entrega de novas construções, reformas e modernização da Fase", afirmou Zinn. Ele também falou que todas as crianças e adolescentes atendidos pela instituição estudam ou fazem algum curso profissionalizante, e que 98% dos menores infratores permanecem frequentando o ensino público depois que são liberados.