Ampliar a presença nas comarcas onde ainda não está inserida, completar o quadro de servidores e de defensores estão entre as metas do Plano Estratégico da Defensoria Pública do Estado, apresentado nesta sexta-feira durante um encontro de capacitação de defensores da região, em Passo Fundo.
Em paralelo ao PED, ocorreu a Interiorização do Gabinete, que visa divulgar as iniciativas da Instituição, trocar informações de forma colaborativa entre os Defensores Públicos participantes, como também o reconhecimento da atuação e a demanda dos Agentes. A ação resulta na possibilidade de aproximação com a realidade de cada sede.
O Defensor Público-geral do Estado Cristiano Vieira Heerdt, disse que Passo Fundo foi a primeira cidade no processo de apresentação do PÈD, que estabeleceu objetivos, valores e metas para os próximos cinco anos. Atualmente a Defensoria Pública, que atende pessoas de baixa renda no campo jurídico, tem 400 defensores distribuídos em 165 Comarcas. Para completar o quadro são necessários mais 60 profissionais concursados. A instituição conta ainda com 400 servidores e 800 estagiários, mas seriam necessários mais 300 servidores. Preencher estes quadros integram as metas da instituições que tem um orçamento anual de R$ 300 milhões, o mesmo de 2015.
As maiores demandas da Defensoria estão no campo da Vara de Família, seguida da área de saúde. No entanto, a área criminal sofreu um aumento pela procura de defesa na ordem de 13% no ano passado. Segundo Cristiano Vieira, o aumento no momento desta área tem parte de relação com a crise que o país vive.
PED
Os Defensores Públicos e servidores da Defensoria Pública de todo o Estado participaram de workshops e capacitações com conteúdos de fundamentos de gestão, metodologia básica de gestão e fundamentos de estratégia, gerenciamento de projetos e Balanced Scorecard. Durante os encontros, foram definidas a identidade institucional, a missão, a visão e os valores da Instituição, embasados no Planejamento Estratégico compreendido entre 2016-2021. A empresa de consultoria G4F Soluções Corporativas dá suporte à Instituição para traçar metas e estratégias para o futuro da Defensoria Pública. O PED compõe um dos quatro pilares do Projeto de Modernização Institucional (PMI).
Tapejara
Antes do encontro em Passo Fundo, a Defensoria Pública de Tapejara, inaugurou a nova sede, na quinta-feira, dia 16. A unidade com 132 m² está localizada na Rua do Comércio, nº 1668, andar térreo do Edifício Pomagerski, distante a uma quadra do novo Fórum. Os atendimentos à comunidade ocorrem de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h.