Morre ex-vice-prefeito Lourenço Pires

Cerimônia fúnebre ocorre em Porto Alegre

Por
· 1 min de leitura
m Passo Fundo, o prefeito Luciano Azevedo decretou luto oficial em função da perdam Passo Fundo, o prefeito Luciano Azevedo decretou luto oficial em função da perda
m Passo Fundo, o prefeito Luciano Azevedo decretou luto oficial em função da perda
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+
Morreu em Porto Alegre na noite de ontem (18), aos 71 anos, o ex-vice-prefeito de Passo Fundo, Antônio Lourenço Pires de Oliveira. Além de atuar como vice-prefeito por seis anos, durante o governo de Fernando Machado Carrion, Lourenço Pires foi também vereador e deputado estadual, época em que ajudou a formular a Constituição Estadual. Depois de deixar a Assembleia, atuou como defensor público até se aposentar. Em Passo Fundo, o prefeito Luciano Azevedo decretou luto oficial em função da perda.
 
Nascido em Getúlio Vargas no ano de 1945, Lourenço Pires começou sua vida pública e política nos movimentos estudantis. Em seguida, foi vereador por 10 anos, sendo presidente da Câmara por quatro vezes. Eleito deputado estadual de 1986, com mais de 20 mil votos, assumiu a função de vice-líder da bancada do antigo PDS. Durante o processo de elaboração da Constituição, foi presidente da então Comissão da Ordem Econômica e Social. Por estão participação, recebeu homenagem por parte dos meios de comunicação social, com o Prêmio Springer Carrier por um Rio Grande Maior.
 
Em 2009, quando a Constituição do Estado do Rio Grande do Sul completou 20 anos, foi entrevistado pela Assembleia Legislativa, quando afirmou: “Vejo no quadro de hoje que a Constituição poderia ter sido mais enxuta e ter avançado mais. Acho que uma nova Constituinte colocaria muitas coisas no seu lugar”.
 
A cerimônia fúnebre ocorre em Porto Alegre, onde morava há muitos anos e seu corpo será cremado hoje (19), no Crematório Metropolitano.

 

Gostou? Compartilhe