A equipe Mas Baja Tchê, formada por acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica da Universidade de Passo Fundo (UPF), participou, entre os dias 8 e 12 de março, da 23ª competição Baja SAE Brasil, realizada na cidade de São José dos Campos (SP). O grupo conquistou a 14ª classificação geral, dentre as 88 equipes inscritas, figurando como a melhor universidade do Rio Grande do Sul classificada, e mantendo a mesma posição em relação ao evento de 2016.
O veículo Baja desenvolvido pelos alunos da UPF participou de diversas avaliações estáticas, compreendidas pela elaboração e apresentação de um relatório do projeto do veículo para especialistas no assunto. Foram feitas avaliações de segurança e de motor, bem como avaliações dinâmicas, as quais envolveram provas de conforto, frenagem, tração, aceleração/velocidade máxima e suspension and traction, concluídas através de um enduro de 4 horas de duração em uma pista extremamente severa.
Participaram da competição oito estudantes do curso de Engenharia Mecânica e três do curso de Engenharia Elétrica, tendo como orientadores os professores Márcio Walber e Lucas Zavistanovicz, do curso de Engenharia Mecânica, e como capitã a acadêmica do décimo nível do curso de Engenharia Mecânica, Bruna Pereira Esteres. Walber destaca a boa performance do veículo na prova de enduro, novamente completando-a sem nenhuma quebra, conforme já tinha acontecido no evento regional realizado em novembro passado na UPF.
No projeto, os alunos são desafiados a projetar, fabricar e testar um veículo off road, tendo como padrão apenas um motor com potência de 10 HP e, como premissa, projetar, fabricar e testar um veículo que apresente grande competitividade e baixo peso, aliado à grande resistência e durabilidade, seguindo o regulamento imposto pela SAE Brasil. O próximo desafio da equipe é a competição regional, que ocorre ainda este ano.
Equipe Mas Baja Tchê participa de competição nacional
· 1 min de leitura