Parceria entre UFFS e HSVP garante atendimento pelo SUS

Os atendimentos são nas áreas de ortopedia, dermatologia, ginecologia, clínica médica e pediatria

Por
· 3 min de leitura
Estrutura foi apresentada esta semana pela direção das duas instituiçõesEstrutura foi apresentada esta semana pela direção das duas instituições
Estrutura foi apresentada esta semana pela direção das duas instituições
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Já está funcionando e aberto à comunidade o novo Ambulatório de Ensino da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em parceria com o Hospital São Vicente de Paulo. O atendimento é realizado no  antigo quartel do exército. O diretor do Campus Passo Fundo, Vanderlei de Oliveira Farias classificou a parceria com o HSVP como bem sucedida e salientou que a concretização do ambulatório valoriza o trabalho conjunto realizado pelas instituições. “O Hospital São Vicente precisava de um local de qualidade para atendimento de seus pacientes e a universidade tem essa área e também necessitava de um local para suas aulas práticas. Esta é a construção de uma parceria bastante sólida”, enfatiza o diretor do Campus Passo Fundo, ao salientar que a UFFS tem um compromisso único que é o público. “Com o ambulatório de ensino, o HSVP tem alta qualidade para atender pacientes 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Nós estamos felizes, porque a universidade cumpre o seu maior objetivo, que é ensino de qualidade e compromisso com a comunidade”.

Este ambulatório tem a finalidade de aliar assistência e ensino. Segundo o coordenador do Curso de Medicina da UFFS e coordenador do ambulatório de ensino, Julio Stobe, quem está utilizando a estrutura como campo de estágios são estudantes da graduação e da especialização, que contemplam os programas de residência médica. “Trabalhar o ensino e a assistência com entrosamento é fundamental para oferecermos qualidade e proximidade com a população”, ressalta. O coordenador do ambulatório ressalta que os atendimentos são nas áreas de ortopedia, dermatologia, ginecologia, clínica médica e pediatria. A importância da união entre o HSVP e a UFFS também foi enaltecida pelo presidente do HSVP, Décio Ramos de Lima. Para ele, Passo Fundo é o terceiro polo de saúde do Brasil em razão do esforço de instituições hospitalares e de ensino.

O superintendente do HSVP, Ilário afirma que a parceria do HSVP com a UFFS iniciou em 2012, quando se assumiu o compromisso do hospital ser um cenário de prática da federal. “Com este bloco na área do antigo quartel, vimos a oportunidade de juntar assistência e ensino. Fizemos reforma em um espaço próximo de 700 metros quadrados, sem prejudicar o prédio. O ambiente ficou agradável para assistência e atividades de ensino”. Ilário afirma que foram investidos 500 mil reais no novo Ambulatório de Ensino, entre aquisição de um equipamento de Raio X digital e a reforma do prédio, toda feita pela equipe de engenheiros, arquitetos, pintores, marceneiros do hospital.

O reitor da UFFS, Jaime Giolo disse que o ambulatório é essencial para formação médica, já que uma das características é ter 50% de formação em aulas práticas. “É muito importante para o atendimento à saúde. Este espaço onde estava o antigo quartel já é da UFFS. Deveremos trazer para cá todas as atividades da universidade”, relata Giolo. Ele ainda agradeceu a parceria com o HSVP, que está se comportando como de fato é um hospital de ensino, com profunda preocupação na formação profissional. “O HSVP iniciou a maior parte dos programas de residência médica na cidade e irá aprofundar a sua missão, como entidade também formadora”.

Atendimento ortopédico é prestado no ambulatório

O superintendente do HSVP Ilário de David, disse que os atendimentos de ortopedia e traumatologia localizados na Rua Moron agora estão sendo realizados no Ambulatório de Ensino. Em torno de 20 médicos residentes atuam na ortopedia. “A nova estrutura contempla cerca de 1.500 atendimentos ortopédicos por mês, para uma região que chega a 200 municípios. Também serão atendidas as áreas pediátrica e oncológica. O volume de pacientes que assumimos são de 1.200 atendimentos de exames por imagem”, informa o superintendente executivo do HSVP.

Um dos representantes do Grupo IOT, Dr. André Ubner, participou da coletiva de imprensa e agradeceu ao Hospital São Vicente de Paulo e à UFFS, que fizeram significativos investimentos na ortopedia. Em relação ao espaço da federal, o ortopedista menciona que é interessante o resgate da área, visto que a comunidade ganha, assim como os alunos e os profissionais de saúde.

Estrutura aprovada pelos pacientes

No primeiro dia de funcionamento do Ambulatório de Ensino da UFFS e HSVP, o movimento foi grande de pacientes vindos de Passo Fundo e outros municípios da região. Nilse Terezinha Battistella, 56 anos, moradora de Santo Antônio do Palma, veio para fazer seu curativo no pé. Após ser atendida, ela elogiou a nova estrutura e atendimento. “Todos estão de parabéns. Nos sentimos mais a vontade, porque aqui temos bastante espaço”. O paciente de Passo Fundo, Altemir Giovani Carvalho, 41 anos, também aprovou o atendimento e o ambiente do ambulatório. “As acomodações estão bem melhores. Isso ajuda a nos sentirmos melhores”.

 

Gostou? Compartilhe