A tradicional encenação da Paixão de Cristo que acontece na Sexta-Feira Santa terá um novo local neste ano, a Paróquia São Cristóvão. Além do grupo que sempre foi responsável pela organização e execução da apresentação na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, neste ano a apresentação contará com a participação do grupo de jovens da paróquia. A encenação acontecerá no interior da Igreja de São Cristóvão e terá início às 20h.
Conforme o pároco Geraldo Collet, a Paróquia São Cristóvão sempre realizava a procissão na Sexta-Feira Santa que saia da frente do Estádio Vermelhão da Serra e seguia até a Matriz, onde ocorria uma celebração. Neste ano, porém, com a encenação, a programação será diferente. Ao invés da procissão, acontecerá apenas a encenação no interior da igreja. A encenação deverá ter duração máxima de uma hora e meia.
“Essa vai ser a primeira experiência. Vamos avaliar como será. Teremos a participação dos jovens da comunidade. No total deverão estar envolvidas cerca de 100 pessoas em toda a preparação”, estima o padre. Este grupo de pessoas se dividirá entre a encenação e os preparativos. O padre Geraldo destaca que será necessária a confecção de roupas e cenários que depois ficarão para a Paróquia que poderá utilizá-los em celebrações especiais.
Quanto à decisão pela mudança de local, o voluntário Jocenir Gollo, que interpreta Jesus Cristo na encenação da Paixão de Cristo há 20 anos, conta que o grupo já vinha avaliando a possibilidade há algum tempo. “Depois de tantos anos na Catedral, inevitavelmente os espectadores eram praticamente sempre as mesmas pessoas. Claro que é um evento propriamente católico, mas agora queremos chegar a outras comunidades, mais afastadas do Centro, e atrair um público que antes não participava”, explica.