A informação extraoficial de que o 3° Batalhão de Operações Especiais (BOE), que está em Porto Alegre, pode permanecer na Capital por mais alguns meses, ou até mesmo que pode ser transferido em definitivo para Caxias do Sul mobilizou o deputado Juliano Roso (PCdoB). O parlamentar quer reunir um grupo de Passo Fundo, juntamente com o prefeito Luciano Azevedo, com a Câmara de Vereadores, ACISA, Sincomércio, CDL, além de outras entidades empresariais e lideranças comunitárias do município, para reunir-se com o governador José Ivo Sartori (PMDB) e abordar esse assunto. A intenção é esclarecer essa possibilidade e impedir que o município perca o batalhão da Brigada Militar. Roso informou que uma das alternativas possíveis é elaborar uma carta para encaminhar ao chefe do Executivo gaúcho.
Segundo Roso, a mudança dos policiais desta unidade causa preocupação na cidade. Primeiramente, havia a informação de que o pelotão ficaria na Capital até março. Depois disso, informação extraoficial dá conta que esse prazo se estenderia até junho e, agora, até dezembro. O mais recente comentário sobre o tema cogitou a possível transferência definitiva do 3º BOE para Caxias do Sul. “Existe a especulação de que o BOE não voltaria para Passo Fundo, pois o governador levaria a unidade para Caxias do Sul. A informação não é oficial e eu gostaria, pessoalmente, que ela não se confirmasse” disse o deputado.
Informações oficiais
Neste ano, o governador do Estado determinou a transferência do efetivo de 400 policiais do Batalhão de Operações Especiais (BOE) de reserva, lotados em Santa Maria e Passo Fundo para Porto Alegre e Região Metropolitana para atuar na Operação Avante. A informação oficial é que o batalhão deveria permanecer na Capital até dia 31 de março. A saída dos policiais do interior não traz prejuízos a segurança, conforme a Brigada Militar. Conforme o comandante do CRPO-Planalto, Coronel Jair Euclésio Ely, não há novidades no caso. O comando tem a informação oficial de que o 3° BOE fica na Capital gaúcha até março. O coronel reafirmou que o BOE não é daqui, ele é do Estado e se desloca pela região. Sobre as informações extraoficiais, Ely preferiu não comentar.
Segurança pública
A lotação de brigadianos, não só do 3°BOE de Passo Fundo, mas de todo o interior em Porto Alegre e na Região Metropolitana foi abordada pelo deputado Juliano Roso na manhã desta terça-feira (28), na Comissão de Assuntos Municipais, na Assembleia Legislativa. O parlamentar informou que foi solicitado urgência para tratar do tema. Roso quer respostas a cerca do futuro dos policiais e também sobre como fica os municípios do interior sem o batalhão.