Senai inaugura unidades em Panambi e Passo Fundo

Cerimônias foram realizadas nesta quinta-feira e contou com a presença do presidente do Sistema Fiergs

Por
· 1 min de leitura
Unidade De Passo Fundo vai atender a mais de mil alunosUnidade De Passo Fundo vai atender a mais de mil alunos
Unidade De Passo Fundo vai atender a mais de mil alunos
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai-RS) inaugurou nesta quinta-feira (30) as novas instalações de suas unidades em Panambi e Passo Fundo, com a presença do presidente do Sistema FIERGS, Heitor José Müller. “Estes investimentos foram realizados com o objetivo de oferecer estruturas tecnológicas atualizadas que contribuam para a competitividade dos produtos fabricados no Rio Grande do Sul”, destacou ele. De acordo com Müller, os novos espaços possibilitam e potencializam a ampliação de atendimento das demandas da região, como também a oferta de novos cursos. “Os industriais são otimistas por natureza e continuam acreditando no Brasil e nos brasileiros. Certamente, todos precisamos aprender com nossas crises e reerguer a nação”, declarou o presidente da FIERGS. 
Já o diretor regional do Senai-RS, Carlos Trein, lembrou que, além da modernização das estruturas, há investimentos em mobilidade, por meio de unidades móveis, e da virtualidade, com cursos EAD, atingindo cada vez mais municípios e “alcançando seu objetivo de contribuir para o aumento da competitividade da indústria”. 

A unidade de Passo Fundo, localizada na rua Erechim, 59, já pode atender até 1 mil alunos nas áreas de aprendizagem, iniciação, aperfeiçoamento e qualificação industrial. São seis laboratórios de tecnologia, salas de aula, de robótica Lego Education, de informática, de reunião e espaço administrativo. As áreas com maior demanda são tecnologia da informação, refrigeração e climatização, automotivo, automação, soldagem, projeto e controle metrológico, metalmecânica, eletroeletrônica, construção civil e gestão. As duas novas sedes foram construídas com total acessibilidade, planejadas de acordo com as leis ambientais, com captação e utilização da água da chuva, ampla iluminação natural, sistemas de exaustão dos laboratórios e sistemas de proteção. 

Em Panambi, onde o Senai-RS está desde 1989, já podem ser atendidos até 1,5 mil alunos. A infraestrutura compreende nove laboratórios de tecnologia em diversas áreas, salas de aula, robótica, informática, sala de reunião e espaço administrativo, e se adapta para atender às demandas da indústria 4.0. Atuando em educação para o trabalho e formação inicial continuada, desenvolve cursos nas áreas de tecnologia da informação (desenhos em CAD), metrologia, tolerância geométrica, conformação, usinagem, solda, pintura industrial, injeção de plástico, programação e operação de robô de solda, área de automação eletro-hidráulica e eletropneumática, manutenção industrial e área administrativa. Ainda oferece soluções em tecnologia, através de Consultoria em Processo Produtivo (Lean Manufactoring). 

Gostou? Compartilhe