Em razão do grande número de pedidos de Permissão Internacional para Dirigir (PID) às vésperas das datas de viagens, o Detran gaúcho lembra que o documento pode ser solicitado por ocasião da renovação da CNH, quando da retirada desse documento no Centro de Formação de Condutores (CFC). A PID terá o mesmo prazo de validade da CNH e seu único custo adicional é a taxa de emissão, de R$ 51,84.
A Permissão Internacional para Dirigir é o melhor documento a ser portado por quem pretende dirigir no exterior. É aceito nos 135 países signatários da Convenção de Viena sobre Tráfego Rodoviário e também em países com o Princípio da Reciprocidade. Entre eles, estão alguns dos destinos mais procurados dos brasileiros: Estados Unidos, Reino Unido, França, Portugal, Espanha, Austrália, Canadá, México e países do Mercosul.
Embora a CNH também seja aceita na maioria dos países signatários da Convenção de Viena por até 180 dias a partir do ingresso no país, a PID pode facilitar a checagem das informações do condutor, não apenas em situações de fiscalização com agentes oficiais, mas também na hora de locar veículos, resgatar seguros e buscar agilidade nos atendimentos em casos de acidentes. O texto do documento é apresentado em oito idiomas - alemão, árabe, chinês, espanhol, francês, inglês, português e russo. Além disso, sua validade é a mesma da CNH, portanto geralmente superando os 180 dias em que esta é aceita no exterior.
Quem deseja fazer sua PID independentemente da data em que providencia a renovação da CNH pode dirigir-se diretamente a um CFC. Para tornar ainda mais rápido o processo, a Guia de Arrecadação do Detran/RS Eletrônica (GAD-E) para pagamento da taxa de expedição do documento pode ser adquirida no site. O pagamento pode ser feito nos bancos indicados no site e só então o usuário precisará dirigir-se ao CFC, levando sua CNH ou outro documento de identificação e comprovante de residência atualizado.
Fonte: Governo do Estado