Mais de 8,3 mil declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) foram entregues em Passo Fundo no mês de março. O número representa 21% das declarações a serem entregues. Até o dia 28 de abril, quando encerra o prazo, a Delegacia Regional espera receber mais de 39 mil declarações no município. Na região, que abrange mais de 100 municípios, foram recebidas 30,4 mil declarações no mês passado. Em 2016, foram 144,2 mil declarações.
Em alguns municípios, mais de 90% das declarações ainda estão por serem entregues. Tunas é um dos que menos declarou até o momento na região. Com pouco mais de 4,5 mil habitantes, o município que fica a 150 quilômetros de Passo Fundo, teve apenas 8 declarações entregues até o dia 31 de março. Apenas 3% do total esperado. Ainda, Caseiros entrou 8% das declarações, Água Santa 5%, Erebango 10%, Erval Grande 10%, Não-Me-Toque 7%, Ponte Preta 10%, Quatro Irmãos 9%, Saldanha Marinho 8% e São Domingos do Sul 5%. Do outro lado, o município que mais entregou declarações foi Barracão. Foram 460 entregues, o que representa 59%.
Leandro Tessaro Ramos alerta que é o mais importante se atentar para os dados financeiros para informar adequadamente do que ter pressa em declarar. “O cruzamento do sistema está sendo cada vez mais aprimorado e o que tem acontecido muito é contribuintes caírem em malha por declararem um valor e não ter recibo para comprovar depois, ou a fonte pagadora informar um valor e o declarante informar outra”, acrescenta. O conselho do delegado é “aproveitar o período e focar em fazer uma declaração correta. O contribuinte não precisa ter pressa em fazer o quanto antes para receber antes, porque, muitas vezes, esse atropelo pode causar uma desatenção com alguma informação errada e depois pode leva-lo à malha fina e ao invés dele receber antes, ele vai ter de esperar ser chamado e ir na receita justificar, então a atenção é o mais importante”.
No Brasil, até às 17h desta segunda-feira (3), 7,8 milhões de declarações foram recebidas pelos sistemas da Receita. De acordo com o supervisor nacional do IR, auditor-fiscal Joaquim Adir, a expectativa é de que 28,3 milhões de contribuintes entreguem a declaração.