Um dos projetos vencedores da segunda edição do Prêmio Funcultura, promovido pela Prefeitura de Passo Fundo, inicia uma série de cinco apresentações em escolas municipais. O Projeto Devaneios, do músico Giancarlo Rotta de Camargo, tem a intenção de aproximar as pessoas da produção musical local. Uma das formas de fazer isso é chegar até as escolas, ação que faz parte da iniciativa. Além das audições, os alunos têm a oportunidade de conversar com o músico e saber um pouco mais sobre o processo de criação.
Os shows iniciaram nessa segunda-feira (03) na Escola Frederico Ferri. A aluna do 5º ano, Renata Timm, de 10 anos, até garantiu um autógrafo. “Eu gostei bastante do show e de conversar com o músico. A música estava muito boa e eu ainda pedi um autógrafo”, relatou ela. A diversidade cultural proposta é ressaltada pela secretária da escola, Ivete Nadal. “A escola está sempre aberta para projetos assim, que trazem outra visão pela arte e música, sensibilizam”, disse.
Nesse primeiro dia, aproximadamente 120 alunos do 4º ao 9º ano assistiram ao show na Frederico Ferri. A agenda segue em outras escolas municipais de ensino fundamental: Wolmar Salton, nessa terça-feira (04); Nossa Senhora Aparecida, nesta quarta-feira (05); Helena Salton, na quinta-feira (06); e Cohab Secchi (Caic), na sexta-feira (07).
Para Giancarlo, a experiência recompensa. “Defini com a Secretaria de Educação as escolas que receberiam as apresentações. Esse primeiro show, que foi na Frederico Ferri, é especial. Já fiz estágio na escola durante minha época de graduação, então, é muito legal voltar e apresentar meu trabalho aos alunos. Foi uma manhã muito agradável”, destacou.
Através do Prêmio Funcultura, o projeto prevê a produção de mil cópias do disco duplo – Devaneios e Devaneios ao Violão –, que traz 28 canções inspiradas na poesia e musicalidade das raízes culturais do Rio Grande do Sul. Além da divulgação de algumas canções nas escolas municipais, a fim de aproximar os alunos da música, o trabalho terá o show de lançamento no Teatro Municipal Múcio de Castro, marcado para o dia 06 de maio.
Giancarlo ainda conta que o disco surgiu em uma parceria com o músico Hique Barboza. “Eu fiz as músicas e melodias e o Hique compôs as letras. Também o Zé Ricardo Barboza fez a produção e levou para masterizar e mixar em Portugal. Conseguimos fazer toda essa parte, mas não tínhamos como viabilizar a prensagem para rodar o disco inédito, foi aí que surgiu a oportunidade do Funcultura. Foi uma alegria ser contemplado”, explicou ele. O trabalho também tem a participação especial de outros músicos da cidade.
Funcultura
O Fundo Municipal de Cultura de Passo Fundo teve o primeiro passo através do projeto de lei de autoria do então vereador Juliano Roso, que foi vice-prefeito de Passo Fundo ao lado do prefeito Luciano Azevedo. Em 2014, Luciano sancionou o projeto do Funcultura, criando a lei nº 4.676. Com a criação Funcultura, o governo municipal instituiu o prêmio, que fomenta e valoriza a cultura através do financiamento de projetos culturais no município. Cada projeto recebe R$ 10 mil, em um total de R$ 80 mil para a realização das ações propostas. A segunda edição teve mais de 50 projetos habilitados e oito vencedores.