Criado pela Prefeitura de Passo Fundo para reduzir a procriação descontrolada e o abandono de cães e gatos, o É o Bicho também serve de referência para a comunidade. Neste mês de abril, o programa realizará duas tardes diferentes, unindo atendimento veterinário e educação ambiental. As atividades acontecerão nos dias 18 e 25 de abril, terças-feiras, no bairro Santo Antônio da Pedreira. A unidade móvel estará junto à escola Romana Gobbi, na Rua Roberto Silveira, 130, a partir das 13h30. A novidade, como conta o secretário de Meio Ambiente, Rubens Astolfi, vem para agregar. “Nestes dois dias vamos atender cães e gatos de pessoas que precisam do serviço, mas não tem condições financeiras de levar seus animais até uma clínica, além dos animais que vivem nas ruas, com auxílio da comunidade. Ainda, vamos trabalhar com educação ambiental, um tema oportuno e que tem a ver com a causa”, disse ele.
Até o final do mês de abril, o serviço de castração cirúrgica do programa, realizado em parceria com clínicas veterinárias conveniadas, atende a rede de protetores de animais, organizações não governamentais (ONGs) e entidades ligadas à causa. Os animais atendidos neste período, de março a abril, são todos resgatados e se encontram em situação de risco. Muitos já estão adotados e outros sob a tutela dos grupos.
O programa
Realizado pela Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Meio Ambiente, o Programa É o Bicho beneficia inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) – com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários. Além disso, as organizações protetoras dos animais também são atendidas. Mais informações pelo telefone da Secretaria de Meio Ambiente (54) 3317-2529.