Quando se trata de eventos que promovem o folclore, histórias e costumes diversos se conectam em uma mesma energia, impossível de não ser sentida pelos participantes e apreciadores. Passo Fundo sabe bem. Além de ser palco do Festival Internacional de Folclore, o município promove também o Congresso Internacional de Folclore – Dança e Tradição, que acontecerá de 20 a 27 de maio deste ano.
Assim como o Festival, o Congresso é realizado a cada dois anos, para que as datas dos dois eventos não colidam. Além de promover o espetáculo de danças, casais de oito países virão a Passo Fundo trazendo materiais acerca da cultura de seus países, para que sejam discutidos em palestras e oficinas – tudo isso com entrada totalmente gratuita. Coordenador do Congresso e também professor da Universidade de Passo Fundo (UPF) nas faculdades de Educação Física e Fisioterapia, em áreas de dança e recreação, Luís Gustavo Maias explica que, mais do que entreter, o objetivo do evento é discutir e valorizar o folclore em um sentido mais acadêmico. “Chamamos de Congresso justamente por trazer aos acadêmicos e à comunidade em geral uma visão mais aprofundada da valorização cultural de cada país. Não é só a questão do espetáculo e sim de um debate sobre cada cultura.”
Maias atua junto às questões folclóricas há mais de 20 anos e é voluntário no Festival Internacional de Folclore desde sua primeira edição, além de ter sido bailarino de danças folclóricas, participando de festivais em diversos países. Segundo ele, este tipo de experiência lhe deu a oportunidade de ter contato direto com diversos países, aprender muito e se apaixonar pelo folclore. É essa paixão que ele espera que o Congresso seja capaz de passar à população. “Foi essa trajetória que despertou em mim a ideia e desejo de organizar um evento que discutisse e apresentasse o folclore de uma forma mais acadêmica, já que trabalho com esta disciplina na faculdade de Educação Física”.
Brasil, Costa Rica, México, Colômbia, Peru, Argentina, Polônia e Chile são os oito países representados nesta edição do Congresso, que acontecerá em locais como a UPF, o teatro do Sesc, o Bella Cittá Shopping e escolas do município. “O evento se realiza graças ao empenho de várias entidades que nos apoiam, assim como órgão e entidades que trabalham com o folclore no mundo todo, dando respaldo e qualificando o evento”, comemora o coordenador. Além de ser promovido pela UPF e pela Prefeitura Municipal, apoiam o evento o Conselho Internacional de Organizações de Festivais de Folclore (CIOFF); a Associação Mundial das Artes Performáticas (WAPA); a Federação Brasileira de Artes Populares (FEBRARP); o Conselho Internacional de Dança (CID), órgão vinculado à UNESCO; além de vários parceiros da cidade e região.
Para o coordenador, o evento tem importância fundamental para o público passofundense, que valoriza o folclore. “Tradicionalmente, sabemos que Passo Fundo recebe de braços abertos o folclore e queremos reforçar ainda mais a oportunidade de divulgar nossa cultura e conhecer a cultura de outros países”, finaliza.
Presença confirmada
Além dos casais vindos de diversos países para apresentações, oficinas e palestras, a coreógrafa e codiretora do Ballet El Trebol, da Argentina, Graciela Pons, também marcará presença no Congresso, ministrando palestra que discorre sobre aspectos do folclore e da cultura. Em seu currículo, há participações em oficinas, cursos, congressos, seminários em diferentes universidades do mundo, assim como em espaços culturais na América Latina e no Caribe. Ela também é presidente da comissão de cultura do CIOFF e atualmente exerce a vice-presidência da seção Nacional, na Argentina.
Mais informações sobre o Congresso podem ser obtidas na página do Facebook (facebook.com/congressodefolcloreUPF) ou junto à Divisão de Extensão da UPF, no telefone (54) 3316-8371.