O dia 15 de abril de 2017 é especial para a memória e a cultura de Passo Fundo. No aniversário de 63 anos, o Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF), que preserva a história que construiu o município, inaugura a sede própria. Localizado na Rua Teixeira Soares e com acesso pela Avenida Brasil, o instituto também faz parte do Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto, local simbólico da cidade.
A solenidade de inauguração foi realizada na manhã de sábado (15), na presença de autoridades, comunidade e representantes das mais diversas áreas que fizeram nascer o projeto físico do novo IHPF. Para o prefeito Luciano Azevedo, o instituto ter uma sede própria mostra o respeito à história de Passo Fundo. “Este é um dia para guardar na memória e no coração. A entrega dessa obra mostra a coletividade e a diversidade característica da nossa Passo Fundo, construída por pessoas de diferentes visões com generosidade, humildade e compromisso. A história da nossa cidade vai continuar sendo escrita e preservada”, disse Luciano.
O presidente do IHPF, Fernando Miranda, relata que a nova estrutura é a realização de um sonho. “Que a história e a ideia do IHPF possam permanecer por décadas em Passo Fundo. É um sonho realizado que traz os valores de humanidade, história e cultura. Este é um dos mais importantes patrimônios histórico-culturais que temos e, agora, também faz parte deste espaço cultural”, ressaltou ele, que agradeceu a Prefeitura pelo acolhimento do instituto e a todos os profissionais e parceiros envolvidos no projeto.
O prédio recebeu o nome de Sede Dr. Carlos e Celina Madalosso, que viabilizaram o projeto. Após contar um pouco como tudo começou, Madalosso, agradeceu a todos pelo empenho em transformar a ideia em realidade. “Estamos aqui hoje pela contribuição espontânea de muitas pessoas. Celina e eu acreditamos neste projeto e doamos a casa que aqui existia para nascer o IHPF. Só posso agradecer por este dia e por podermos contribuir com Passo Fundo”, ponderou ele.
A nova sede abriga os mais de 15 mil documentos e fotografias compiladas ao longo dos anos. Todo o material está digitalizado para acesso do público. O IHPF continuará também atuando na área da pesquisa e sendo referência para pesquisadores, a fim de aumentar ainda mais seu acervo. Atividades culturais, exposições, entre outras ações, passarão a fazer parte do local, que conta com um arena ao ar livre dentro do pátio interno do complexo cultural.
O Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto, que incorpora o IHPF, compreende o Teatro Municipal Múcio de Castro, o prédio do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e o Museu Histórico Regional (MHR), a Academia Passo-Fundense de Letras (APL) e a Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski.
O IHPF
Sem fins lucrativos, o Instituto Histórico de Passo Fundo foi idealizad em 1954 pelo escritor e jornalista Jorge Cafruni. Inicialmente, o objetivo era reunir informações para o centenário da cidade. A vontade de seguir com a iniciativa se tornou cada vez mais concreta Hoje, 63 anos depois, o instituto é referência em pesquisa e dispõe de um acervo raro, além de ser o terceiro mais antigo do estado.