AGV projeta um crescimento de até 6% para o varejo

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Mais de 90% dos entrevistas revelaram disposição de fazer compras na nova estaçãoMais de 90% dos entrevistas revelaram disposição de fazer compras na nova estação
Mais de 90% dos entrevistas revelaram disposição de fazer compras na nova estação
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Após as altas temperaturas registradas no mês de abril que fizeram com que os gaúchos tirassem do guarda-roupa as camisetas, as blusas, as bermudas e os vestidos, finalmente o frio está se aproximando. Acompanhando as mudanças climáticas, as vitrines estão preparadas para atender a demanda dos clientes por novidades das próximas estações. O presidente da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo, Vilson Noer projeta um crescimento de até 6% nos negócios do setor no outono/inverno, em comparação com o ano passado.

A AGV realizou uma pesquisa sobre as Tendências Outono/Inverno com os consumidores gaúchos que revelou que 90,7% das pessoas entrevistadas farão compras de calçados e/ou vestuários para a estação fria. Tendo consciência do crescimento no número de vendas durante o período, muitos lojistas estão com seus estoques de inverno prontos desde novembro. A Renner, uma das maiores do setor, lançou sua coleção outono/inverno ainda em fevereiro. Segundo o diretor financeiro e de relações com investidores da Renner, Laurence Gomes, a rede de lojas gaúcha tomou essa decisão com base na melhora gradual nas vendas no terceiro trimestre de 2016. Assim, o objetivo era estar bem abastecida para 2017.

Das lojas de departamento às lojas menores, o varejo se mostra preparado para o inverno. Mesmo com o aumento dos preços nos produtos, Luciane Fischer, proprietária da Dalú Roupas e Acessórios, de Santa Cruz do Sul, crê que o mês abril será positivo para sua empresa. Visto que a reposição de seu estoque para estações mais frias superou 2016, a Dalú projeta vender 5% mais do que o ano passado. A melhora dos indicadores de confiança e econômicos, e o saque das contas inativas do FGTS são alguns dos fatores que deixam consumidores e comerciantes otimistas.

Conforme a pesquisa Tendências, 42,9% dos gaúchos planeja adquirir até cinco itens das novas coleções. A crise moldou o comportamento gaúcho para compras no varejo. Mais da metade dos entrevistados, 61%, revelam que preços muito altos nas peças podem ser um impeditivo na hora da compra, porém 70% garantiram que pesquisam os preços na internet antes de irem à loja efetuar a compra. 63% preferem ainda comprar em lojas de rua, em vez de utilizar o e-commerce. Os sapatos são destaque no levantamento, com 77,6% de preferência na compra. 59,3% dos gaúchos compram até três pares por ano. Logo após, aparecem calças com 63,3% da intenção de compras, seguidas de blusas e casacos com 57,1% e 26,5% querem adquirir meias. 

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