Movimento do comércio sobe 2,5% em março

Informações foram apuradas pelo Serviço Central de Proteção ao Crédito, o SCPC

Por
· 1 min de leitura
O setor de tecidos, vestuários e calçados subiu 0,6% entre março e fevereiro, descontados efeitos sazonaisO setor de tecidos, vestuários e calçados subiu 0,6% entre março e fevereiro, descontados efeitos sazonais
O setor de tecidos, vestuários e calçados subiu 0,6% entre março e fevereiro, descontados efeitos sazonais
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Dados do varejo apurados pelo Serviço Central de Proteção ao Crédito - SCPC apontam que o movimento do comércio subiu 2,5% em março, considerando os dados mensais com ajuste sazonal. Na avaliação acumulada em 12 meses (abril de 2016 até março de 2017) houve queda de 3,5% frente aos 12 meses antecedentes e na comparação mensal contra o mesmo mês do ano anterior, houve diminuição de 2,9%.
De acordo com o presidente da CDL, Adriano Sonda, a entidade percebe que desde novembro de 2016 o indicador do varejo vem se recuperando gradualmente quando observado no acumulado em 12 meses. “Com a perspectiva de melhora do cenário econômico e, por consequência, um aumento do consumo das famílias e dos investimentos, mantemos a expectativa de que o varejo atinja um patamar positivo até o término do 1º semestre de 2017”, observa Sonda. 
Na análise mensal, dentre os principais setores, o setor de “Móveis e Eletrodomésticos” apresentou alta de 5,9% entre março e fevereiro, descontados os efeitos sazonais. Já a categoria de “Tecidos, Vestuários e Calçados” subiu 0,6% no mês e a atividade do setor de “Supermercados, Alimentos e Bebidas” subiu 1,0% no mês na série dessazonalizada.

Páscoa com crescimento de vendas
As vendas de Páscoa no Brasil confirmam a perspectiva de que o comércio está se recuperando gradualmente. Depois de anos com crescimento negativo nas datas comemorativas, a Páscoa é a primeira a inverter essa tendência. Dados do SCPC mostraram que em 2017 as vendas do comércio para a Páscoa cresceram 2,2% quando comparadas ao mesmo período do ano anterior. Em 2016 as vendas apresentaram queda de 5,8% e em 2015 a retração foi menos intensa (-0,3%).

Metodologia
O indicador Movimento do Comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados do SCPC por empresas do setor varejista. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100, e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. 

Gostou? Compartilhe