Chega a primeira onda de frio do outono

Semana pode ter temperatura mínima de 5ºC devido a chegada de uma massa de ar de origem polar

Por
· 1 min de leitura
Sexta-feira pode ter o primeiro registro de geada de 2017Sexta-feira pode ter o primeiro registro de geada de 2017
Sexta-feira pode ter o primeiro registro de geada de 2017
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A semana que começou com tempo instável em Passo Fundo também será marcada pela chegada da primeira onda de frio do outono 2017. O ar de origem polar poderá causar, inclusive, geadas de fraca intensidade mais para o final da semana. Mesmo assim, o indicativo é de que o feriadão seja de tempo firme, conforme dados da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet.

O observador meteorológico Ivegndonei Sampaio explica que a área de instabilidade que chegou ainda na segunda-feira ganha intensidade e hoje pode causar pancadas de chuva por vezes forte com trovoadas e rajadas de vento de moderada a forte intensidade. A temperatura mínima fica em 17ºC e a máxima em 21ºC. Para esta terça, o Inmet divulgou alerta meteorológico para todo o Estado para risco de corte de energia elétrica e queima de eletrônicos, risco de queda de galhos de árvores, alagamentos e incidência de descargas elétricas. Ventos intensos 61 a 99 Km/h, chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia.

A quarta-feira ainda inicia com nebulosidade, garoa e possibilidade de formação de nevoeiro ou névoa úmida ao amanhecer. À tarde o céu já deve ficar nublado devido à entrada de um ar seco de origem polar. “Esta é a primeira onda de frio do outono”, pontua Sampaio. A mínima deve ficar em 15ºC e a máxima em 23ºC.

Queda nas temperaturas

Com a chegada do ar polar, a quinta-feira já terá céu claro a parcialmente nublado. A mínima já tem uma queda e fica em 7ºC. A máxima não deve passar dos 16ºC. Na sexta-feira o dia também fica claro a parcialmente nublado. A mínima, no entanto, já deve ficar em 5ºC. “Na sexta-feira pode ocorrer a primeira formação de geada de fraca intensidade em toda região. Essa onda de frio e essa temperatura baixa são comuns de ocorrerem no final do mês de abril. No ano passado, tivemos, no dia 28 de abril, uma temperatura mínima de 2,3ºC e formação de três geadas”, compara Sampaio.

As temperaturas devem entrar em elevação gradativa a partir de sexta-feira.  A previsão estendida não aponta possibilidade de chuva pelo menos até o dia 1º de maio, feriado do Dia do Trabalhador. No final de semana, as mínimas ficarão entre 10ºC e 12ºC e as máximas de 22ºC a 24ºC

Chuva

No mês, o acumulado de chuva já é 57% superior a média esperada para todo o período. Até ontem, havia chovido 157mm. As chuvas previstas para terça e quarta-feira serão de rápida passagem. 

Gostou? Compartilhe