Trabalhadores dos Correios entram em greve

Movimento é uma resposta da categoria aos ataques que os trabalhadores vêm sofrendo do governo e da direção da empresa

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os trabalhadores dos Correios do RS deliberaram em assembleia realizada na noite desta quarta-feira (26) entrar em greve por tempo indeterminado a partir das 22h. O movimento é uma resposta da categoria aos ataques que os trabalhadores vêm sofrendo do governo e da direção da empresa, que implica em precarização do plano de saúde, das condições de trabalho, cancelamento de férias e outras questões e também fundamentalmente contra a privatização do Correios.

Em Passo Fundo, no primeiro dia de greve houve baixa adesão entre os funcionários da empresa. Conforme dados do Sindicato, apenas entre 10% e 12% paralisaram hoje, principalmente por medo do desconto nos salários. No entanto, a expectativa é de que nesta sexta-feira, entre 70% e 80% participem do movimento nacional de paralisação.

O movimento paredista também antecipa e se soma a greve geral chamada pelas centrais sindicais e movimentos sociais para a sexta-feira, dia 28 de abril, contra os ataques do governo Temer a classe trabalhadora, como a reforma da previdência, a reforma trabalhista e as terceirizações.

A decisão foi tomada depois de um amplo debate e avaliação da conjuntura da categoria e da situação  política e econômica brasileira, que cada vez mais penaliza os trabalhadores.

Durante a assembleia foi ainda informado que diversos estados brasileiros já havia decretado greve por tempo indeterminado (veja relação Sindicatos em greve a partir do dia 26).

Moções de apoio

Durante a assembleia foram aprovadas duas moções de apoio. Uma delas em relação ao plano de saúde,  para que a empresa cumpra a decisão favorável aos trabalhadores assegurada em ação do Sindicato. A outra, é de apoio e solidadariedade aos servidores de Cachoeirinha, que estão em greve há mais de 50 dias, lutando em defesa de seus direitos, empregos e dignidade.

Posição da empresa

A empresa ainda não divulgou nota oficial, mas a assessoria de comunicação informou que desde que tomou conhecimento do início da paralisação os Correios estão adotando as medidas necessárias para manter os serviços.

*Atualizada às 9h44

Gostou? Compartilhe