Em 2014, com o intuito de aproximar os museus da comunidade, foi criado o projeto Museu Móvel. A parceria entre o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e o Museu Histórico Regional (MHR), vinculados à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), propõem atividades educativas e leva exposições e oficinas para escolas do município de Passo Fundo, expandindo as possibilidades da população em acessar o acervo dos museus.
Para este ano, o projeto foi reformulado. Em 2017, o Museu Móvel busca unir os dois museus em uma única atividade para que o tema proposto seja apresentado a partir de diferentes perspectivas. Desta forma, os alunos são convidados a refletir sobre o assunto exposto e expressar, por meio da oficina, suas reflexões.
A primeira ação do projeto foi realizada na manhã dessa terça-feira, 25 de abril. Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom José Gomes visitaram a micro exposição que apresentava reproduções de fotografias que fazem parte do acervo iconográfico do MHR, objetos que compõem a coleção didática do Museu Histórico e obras de arte de artistas como Ruth Schneider e Paulo Chimendes. E também, participaram de uma oficina de isogravura, técnica alternativa da xilogravura. A proposta tinha como objetivo abordar as diferentes perspectivas quanto aos principais ambientes de convívio dos estudantes, versando sobre conceitos referentes à identidade, pertencimento, patrimônio histórico e cultural.
A próxima atividade do Museu Móvel acontecerá no dia 10 de maio na Escola Municipal de Ensino Fundamental Romana Gobbi.