Após instabilidade, final de semana será de temperaturas amenas

Pelo menos até o dia 10 de maio não há previsão de entrada de novas massas de ar de origem polar

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O mês de maio já terá a configuração do tradicional veranico neste final de semana. Após uma semana onde a instabilidade predominará, uma massa de ar seco deixará o tempo firme e as temperaturas um pouco mais altas já no sábado e no domingo. As informações são do observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet, Ivegndonei Sampaio.

O feriadão do dia do trabalhador iniciou com temperaturas baixas e a formação da primeira geada de 2017. Conforme Sampaio, na última sexta-feira a mínima chegou a 3,6ºC e houve formação de geada fraca em praticamente toda a região. “O mês de maio iniciou com a chegada de uma área de instabilidade. Na terça-feira o dia teve muitas nuvens. Essa área de instabilidade atua sobre a região até a sexta-feira.

Hoje o dia fica nublado a encoberto com pancadas de chuva e temperatura mínima de 15ºC e máxima de 25ºC. Amanhã o tempo permanece instável com pancadas de chuva e períodos de melhoria. As temperaturas oscilam entre 16ºC e 21ºC. Na sexta-feira ainda podem ocorrer pancadas de chuva. A temperatura mínima fica em 16ºC e a máxima em 20ºC. No sábado, a instabilidade se afasta devido à entrada de um ar seco e as temperaturas entram em ligeira elevação. “O final de semana será de temperaturas típicas do veranico de maio. As mínimas ficam entre 15ºC e 16ºC e as máximas entre 24ºC e 25ºC”, pontua Sampaio.

Chuva

O mês de abril encerrou com um acumulado de chuva de 296mm, bem acima da média esperada para o período, que é de 100mm. Sampaio destaca que apenas nos primeiros quatro meses de 2017, já choveu 872mm, que é pouco mais de 40% da média anual que é de 1800mm.

Trimestre

Para o trimestre maio, junho e julho são esperadas condições de neutralidade no Pacífico Equatorial, o que significa que não há formação de fenômenos La Nina ou El Nino. Por isso o volume de chuva deve ficar dentro da média no período. As temperaturas mínimas devem ficar dentro da média e as máximas um pouco acima do padrão, principalmente entre junho e julho.

Sampaio explica que em comparação com o outono/inverno de 2016, neste ano não haverá frio tão intenso. No ano passado, o mês de maio iniciou com temperatura mínima de 2,2ºC e formação de geada forte. Neste ano, ao contrário, não há previsão de chegada de massas de ar de origem polar até o dia 10, pelo menos.

Gostou? Compartilhe