Filhote de jacaré é encontrado no Parque da Gare

O animal foi capturado e levado ao Hospital Veterinário da Universidade de Passo Fundo, onde deve passar por exames antes de ser devolvido à natureza

Por
· 1 min de leitura
Filhote de jacaré, da espécie papo-amarelo, media cerca de 30 centímetrosFilhote de jacaré, da espécie papo-amarelo, media cerca de 30 centímetros
Filhote de jacaré, da espécie papo-amarelo, media cerca de 30 centímetros
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

No final da tarde da última quarta-feira (3), o Parque da Gare, no centro de Passo Fundo, recebeu um visitante incomum. Um filhote de jacaré da espécie papo-amarelo foi encontrado próximo ao lago do parque, em uma caixa de contenção, pelo zelador responsável pela limpeza do local. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente foi acionada e, junto com funcionários do Hospital Veterinário da Universidade de Passo Fundo (UPF), capturou o animal, que ainda deve passar por exames.

De acordo com a responsável pelo Hospital Veterinário, a professora e veterinária Michele Ataíde, o animal media cerca de 30 centímetros e estava em bom estado de saúde, exceto por um machucado no queixo. O jacaré de papo-amarelo é um animal carnívoro, que em sua vida adulta mede, em média, 2 metros, podendo viver cerca de 50 anos. Segundo a professora, o animal tem como principal habitat a região do Pantanal brasileiro, mas tem sido encontrado com mais frequência em outras regiões nos últimos anos, já que o crescimento das cidades faz com que os animais acabem fugindo para locais incomuns. “Mas claro que não a ponto de ser encontrado dentro da cidade. Então estamos trabalhando com a hipótese de que ele foi criado por alguém e solto ali de propósito”, esclarece. “Já havíamos encontrado um em Passo Fundo antes, mas na periferia, nunca no Centro. Algumas pessoas pegam por achar bonitinho e depois largam em qualquer lugar”.

Depois que todos os exames forem realizados, o animal será encaminhado para os órgãos ambientais responsáveis, que deverão definir o local mais apropriado para devolver o animal à natureza. Ainda de acordo com Michele, o filhote de jacaré tem total autonomia para voltar para a vida livre.

Gostou? Compartilhe