Conhecido pelas participações em diversos grupos teatrais e também por interpretar durante 10 anos, o personagem Mil Faces, no programa Mundo da Leitura, exibido pela TV UPF, o ator Giancarlo Camargo apresenta ao público neste final de semana, o seu trabalho como compositor e intérprete. Da parceria com o músico Hique Barboza, surgiu Devaneios, um álbum duplo com 28 canções. O show de lançamento acontece neste sábado, às 20h, no teatro Múcio de Castro. A entrada é gratuita, mas quem quiser colaborar poderá doar um quilo de alimento não perecível para famílias carentes.
Definido pelo autor como um disco regionalista, incluindo algumas referências urbanas, o repertório de Devaneios, cujo título dá nome a uma das canções, começou a surgir há cerca de dois anos e meio, quando Hique passou a encaminhar algumas letras para Giancarlo musicar. “ Fomos percebendo que o resultado estava ficando bacana. Que a parceria estava dando liga. Passei a aceitar o meu nível de composição. Tinha feito algumas coisas para teatro, era muito exigente comigo mesmo. Achava muito simples o que eu fazia em termos de composição, mas fui exercitando e aceitando” revela Giancarlo.
Com as 17 primeiras canções prontas, a dupla decidiu registrar o material. Em 2015, gravaram no Estúdio Subsolo Sound, em Passo Fundo, a primeira parte do trabalho, com participações dos músicos Gabriel Selvage (violão de sete cordas), Guilherme Goulart (acordeon) Gadyego Carraro e Mateus Pasquali (contrabaixo), Zelito Ramos e Zé Caradípia, além da participação do produtor do trabalho, Zé Ricardo (percussão e vibrafone).
No segundo CD estão 11 canções, gravadas no mesmo estúdio, e conta com as participações de Augusto Baschera (violão e guitarra) Zelito Ramos (violino), Everton Rosa (contrabaixo), Diego Granza (acordeon) e Zé Ricardo (vibrafone). Com a mudança do parceiro Zé Ricardo para Portugal, para realizar o curso de mestrado em música, os CDs foram mixados e masterizados por ele na cidade de Porto. As ilustrações do encarte são do artista plástico Mai Bavoso.
O trabalho foi inscrito e selecionado no Fundo Municipal de Cultural (Funcultura) de Passo Fundo. Criado em 2014 pela Secretaria de Cultura e Desporto, a iniciativa contempla projetos, a cada edição, com uma verba no valor de R$ 10 mil. A contrapartida prevê cinco shows em escolas municipais, já realizados, a doação de 100 cópias do CD para a prefeitura, e um show de lançamento, marcado para este sábado.
Natural de Carazinho, mas radicado em Passo Fundo desde 86, Gian tornou-se conhecido do público por seu trabalho como ator, no entanto, a música já estava presente antes de subir aos palcos. “Na verdade, foi a partir da música que me tornei ator. Cursava educação física na UPF, em 1998, quando fiquei sabendo que havia bolsa para atuar num grupo de teatro. Como tocava violão, acabei sendo selecionado” conta.
Ao longo da carreira, Gian já havia composto para algumas peças em que trabalhou, mas nada parecido com a empreitada de musicar 28 letras do parceiro Barboza. Sobre o processo de composição, disse ter se adaptado bem em criar a música a partir da letra. “Construo uma estrutura harmônica e a letra vai puxando a melodia. As palavras têm um som. O caminho melódico vai nascendo com a letra” revela. O álbum Devaneios poderá ser adquirido no local do show pelo valor de R$ 25.
SERVIÇO:
Show de Lançamento do disco Devaneios
Quando: sábado
Horário: 20 horas
Local: Teatro Municipal Múcio de Castro