Construída para ser referência em eventos e apresentações artísticas e culturais, além de um incentivo para que a população ocupe cada vez mais o Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto, a Arena Instituto Histórico foi inaugurada pela Prefeitura de Passo Fundo nessa sexta-feira (05). Localizada no pátio interno do complexo cultural, a obra fica no quarteirão histórico entre a Avenida Brasil e a Rua Morom. A estrutura transforma o desenho arquitetônico e agrega todos os espaços que ali existem. A iniciativa surgiu pela incorporação do Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF) à área, quando a Prefeitura de Passo Fundo definiu como medida compensatória a construção da arena.
O prefeito Luciano Azevedo lembrou de todas as melhorias feitas no Espaço Cultural ao longo dos anos, desde a recuperação do teatro, as melhorias na biblioteca e museus, as mudanças no entorno e canteiro central, a ciclovia, até o IHPF. “Este espaço ganhou vida. Aqui não deve ficar só a obra, mas sim a ocupação de tudo o que temos pelas pessoas. Queremos que a comunidade vá para as ruas, ocupe e dê vida a este espaço e todos os outros que temos, sentindo, ouvindo e fazendo cultura, cuidando do que é coletivo”, disse Luciano, que ainda agradeceu a parceria com o IHPF: “agradeço ao presidente do instituto, o Fernando, que vem construindo ao longo dos anos uma obra coletiva pela cidade”, finalizou.
Para o presidente do IHPF, Fernando Miranda, a área é cultural em sua essência. “Este espaço é historicamente cultural. Tivemos aqui muitas entidades e ações importantes ao longo dos 160 de emancipação da cidade. Ainda há muito potencial cultural aqui. É uma grande responsabilidade participar dessa história e trabalhar agora com essa equipe do Espaço Cultural. Estamos prontos para trabalhar juntos”, ressaltou.
O projeto da arena respeita o aspecto histórico e tem por objetivo tanto a preservação do patrimônio arquitetônico quanto o acesso à cultura. O trabalho de intervenção no complexo iniciou ainda em 2013, quando as primeiras melhorias começaram a ser feitas. “Desde o início da primeira gestão do prefeito Luciano procuramos devolver a Passo Fundo este espaço de cultura que faltava. Temos aqui o coração da cidade, um olhar para o passado e o futuro”, observou a secretária de Planejamento, Ana Paula Wickert.
O deputado estadual Juliano Roso também participou do ato e destacou a cultura, a história e a memória que a obra remete. Para encerrar, a Big Band Comunitária UPF, orquestra sob a regência do maestro Rodrigo Ávila, se apresentou para abrir os trabalhos da Arena Instituto Histórico. Tanto o novo espaço como o IHPF passam a fazer parte do complexo, que compreende o Teatro Municipal Múcio de Castro, o prédio do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e o Museu Histórico Regional (MHR), a Academia Passo-Fundense de Letras (APL) e a Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski.