Os acidentes de trânsito são a principal causa de mortes de pessoas com idade entre 15 a 29 anos em todo o mundo, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Mesmo com diversas iniciativas desenvolvidas para educar a sociedade, ainda é necessário ampliar a conscientização. Com esse intuito, o movimento Maio Amarelo mobiliza, internacionalmente, as pessoas a repensarem suas atitudes no trânsito. Em Passo Fundo, iniciativas como a Balada Segura já são responsáveis por uma redução superior a 50% no número de mortes no trânsito no perímetro urbano, desde o ano de 2014, mas ainda há muito a se fazer.
Conforme dados da Guarda Municipal de Trânsito, em 2014, antes do início das ações da Balada Segura, foram registradas 29 mortes em acidentes de trânsito no perímetro urbano. Nos anos seguintes, com a realização da operação e outras atividades de conscientização, os números caíram para 14 mortes em 2015 e apenas 7 em 2016. No entanto, conforme a chefe do Núcleo de Educação para o Trânsito, Raquel Rubio, esse é um número que pode ser ainda menor. Para isso, o Núcleo tem trabalhado com estatísticas a fim de focar as ações aos grupos prioritários.
Em 2015, a maior parte de mortes em acidentes no perímetro urbano de Passo Fundo envolvia motociclistas ou passageiros de motocicletas. No ano passado, ciclistas e pedestres foram as principais vítimas. Com base nesses dados estão sendo desenvolvidas estratégias que visem a diminuição destas mortes. Raquel explica que além das ações do Maio Amarelo, anualmente são desenvolvidas atividades de conscientização com diferentes grupos. No mês de junho, o foco serão os ciclistas.
Mortes no Estado
Dados do Detran-RS apontam que até o mês de março de 2017, foram registradas, em todo o Estado, 425 mortes decorrentes de acidentes no trânsito. No ano passado, no mesmo período, o número de mortes era de 385 pessoas. Neste ano, 79% das vítimas são do sexo masculino. Das mortes registradas no trânsito, quase 60% ocorreram em rodovias. Os dias com maior percentual de mortes são o sábado e o domingo,com 20,2% e 21,4% das mortes registradas, respectivamente.
O movimento
O movimento Maio Amarelo tem a intenção é colocar em pauta o tema da segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas, conforme informações são do site maioamarelo.com.
Um problema mundial
A Assembleia-Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. Se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos.
O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, precedido por Índia, China, EUA e Rússia e seguido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntas, essas dez nações são responsáveis por 62% das mortes por acidente no trânsito.
Causas de acidentes
A OMS publicou, neste mês de maio, um estudo que aponta o excesso de velocidade como responsável por um em cada três acidentes de trânsito. O estudo aponta ainda que entre 40% e 50% dos condutores não respeitam os limites de velocidade sinalizados nas vias.
Programação em Passo Fundo
Diversas entidades e empresas estão mobilizadas para a realização de ações de conscientização durante todo o mês de maio no município. Ontem, aconteceu na Câmara de Vereadores uma Exposição sobra a Balada Segura. Nesta semana, ações estão concentradas junto ao Hemopasso, pessoas que forem até o hemocentro para fazer a doação receberão informações e material educativo da campanha. Raquel explica que a parceria com o Hemopasso é fundamental, tendo em vista que um percentual significativo do sangue recebido é destinado a vítimas de acidentes de trânsito.
Confira a agenda dos próximos dias:
Dia 10 de maio – 14h
Ação do Sest/Senat e do CFC Autotec
Local: Posto Carga Pesada
Dia 12 de maio – 14h
Ação do CFC Planalto
Local: Rua General Osório com Coronel Chicuta
Dia 12 de maio – 14h30
Ação do CFC ViaCerta
Local: Rua Independência com General Netto
Dia 16 de maio
Ação no Ifsul durante o intervalo do turno da manhã
Dia 19 de maio – 15h30
Ação do CFC ViaCerta
Local: Rua Moron com General Netto
Dia 20 de maio – 8h30
Programa UniverCidade Educadora e Viva! Emau – Jane Jacobs Walk – Relendo Passo Fundo
Local: Praça Tamandaré
Dia 21 de maio – 15h às 18h
Mateada Maio Amarelo
Promovido pela Secretaria de Segurança Pública através do Núcleo de Educação para o Trânsito
Local: Parque da Gare
Dia 24 de maio – 14h às 17h
Ação do Sest/Senat e CFC Autotec
Local: Praça Notre Dame