Saque das contas inativas do FGTS, início de mês, supersafra nas lavouras gaúchas e um saldo positivo na geração de emprego de Passo Fundo. O cenário é propício para alimentar o ânimo dos lojistas em relação ao feriado de Dia das Mães = a segunda data que mais movimenta o comércio depois do Natal. As entidades estimam crescimento. Para a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), o crescimento médio do comércio nas vendas de maio deverá ser superior aos cerca de 4% que a média histórica registra na comparação com o mês de abril. A data deve movimentar cerca de R$ 402 milhões no comércio do Rio Grande do Sul, conforme pesquisa da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV). A instituição prevê um crescimento nominal nas vendas de 6 a 8%, sendo que 79,3% dos gaúchos comprarão presentes alusivos ao feriado.
Em Passo Fundo, não há dados oficiais ou levantamentos do montante que deverá ser movimentado no comércio, mas a expectativa dos lojistas é positiva acompanhando a tendência gaúcha. A presidente do Sindilojas, Sueli Morandini Marini, destaca a melhora em alguns indicadores econômicos que devem ser refletidos nas vendas. “Temos pontos positivos na nossa economia como a queda dos juros, o declínio da inflação e a confiança tanto do consumidor quanto do empresário, que está sendo elevada aos poucos, então nós estamos em um patamar de maior segurança tanto para o que aplica quanto para quem vai consumir. O ano de 2016 foi mais acirrado, em virtude desta crise, que foi a maior de todos os tempos. Para esse ano, a expectativa é que o Dia das Mães deverá apresentar um crescimento assim como os outros elementos econômicos estão nos mostrando, mas um crescimento moderado, ainda que melhor que o do ano passado”, pontua Sueli.
Além do cenário econômico observado, o presidente da CDL Passo Fundo, Adriano Sonda, aponta para outros fatores que deverão ser aliados dos lojistas neste Dia das Mães. O primeiro é o valor simbólico da data e o movimento clássico que ela gera no comércio. Ainda, o clima de temperaturas baixas e a demanda reprimida de abril - que foi um mês de muitos feriados - devem contribuir para aquecer as vendas.
Produtos
O levantamento da AGV mostra que as mães (86,2%), as sogras (31%) e as avós (10,3%) receberão presentes neste 12 de maio. Além delas, irmãs, tias e madrastas também apareceram na lista de presenteadas em 2017. Roupas, acessórios, livros, cosméticos, chocolates e sapatos lideram as intenções de compra.
O vestuário também é um dos itens de destaque da perspectiva da FCDL RS. Roupas e calçados poderão ter elevação de até 23% na comparação com abril, vindo a seguir móveis e eletrodomésticos, com 15%, artigos de uso pessoal e utilidades domésticas, com 14,5% e artigos farmacêuticos e perfumaria, com 5%. Os maridos e filhos adultos devem concentrar suas compras em artigos de vestuário, calçados e de uso doméstico, enquanto as crianças presenteiam, normalmente, com produtos de perfumaria e cosméticos.
Para os lojistas
Sobre dicas para que os lojistas tenham boas vendas no Dia das Mães de 2017, o presidente da FCDL-RS destaca que o momento pede o uso do crediário próprio das lojas, uma vez que as compras com cartão de crédito estão menos favorecidas a partir da entrada em vigor das restrições ao uso do rotativo. Com o carnê próprio, os lojistas podem ofertar juros menores do que os das operadoras de cartão e do cheque especial, além de proporcionarem um ganho importante com o uso do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).
Outra boa ideia para aquecer as vendas é criar vitrines tematizadas e ofertar promoções especiais, que funcionam como atrativos importantes. O consumidor está bem mais cauteloso neste ano e a escolha do presente, na maioria das vezes, vai deixar de privilegiar a marca do produto em favor de uma relação custo-benefício mais atraente. Por isso, é importante ofertar opções variadas de artigos, com preços diferenciados.
Vendas online
Segundo o monitoramento da Ebit, empresa que coleta informações sobre o comércio eletrônico brasileiro, o Dia das Mães deverá gerar R$ 1,73 bilhão no e-commerce. O número representa uma alta de 7% ante ao mesmo período em 2016, quando foi registrado R$ 1,62 bilhão. Segundo o levantamento, o ticket médio deverá registrar elevação de 3,5%, de R$402 para R$416. Na comparação com o ano passado, o número de pedidos deverá subir 3%, de 4,036 milhões para 4,155 milhões. Conforme a Ebit, essa movimentação começou no próximo ao dia 29 de abril e deve prosseguir até 13 de maio.
O crescimento de 2017 está praticamente em linha com o mesmo período de 2016, quando foi registrado um avanço de 8%. “Apesar da estimativa de crescimento ainda de um dígito, acreditamos que as vendas do segundo semestre deverão ser mais aquecidas por conta da melhora das condições econômicas, da Black Friday e Natal. Os números estão dentro da perspectiva da Ebit, que espera que o e-commerce cresça 12% neste ano”, ressalta Pedro Guasti, CEO da Ebit. Em apenas cinco anos, o faturamento do comércio eletrônico praticamente dobrou durante o Dia das Mães. “Neste curto período de tempo as vendas expandiram de R$913 milhões, em 2012, para R$1,7 bilhão previstos para 2017″, afirma.
Guasti acredita que neste o ano o consumidor apostará em produtos em faixas de preços variáveis para presentear as mães. A pesquisa da Ebit aponta que os cinco produtos mais desejados são smartphones, vinhos, perfumes, água de colônia e TV. “Podemos encontrar produtos nesta lista a partir de R$ 50, mostrando opções bem diferenciadas, agradando desde os consumidores com orçamentos mais apertados até os mais abonados”.