Projeto desenvolve hábito da leitura e gosto pela escrita

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Este ano projeto está recebendo a segunda turmaEste ano projeto está recebendo a segunda turma
Este ano projeto está recebendo a segunda turma
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Futuros romancistas, contistas, autores infantis ou cronistas… Quem sabe o que os anos que virão  reservam para a nova turma de alunos do projeto Identificando Talentos? O que se sabe é que o grupo de estudantes das escolas municipais estão recebendo todas as ferramentas para escrever todos estes gêneros de textos e outros mais.

O projeto, que é uma parceria entre Academia Passo-Fundense de Letras e Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Educação, trabalha com alunos que já foram previamente selecionados em suas escolas pelo gosto pela leitura e pela escrita, como é o caso do Michael Alcides, aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonino Xavier e Oliveira. Depois de ler em sala de aula um texto que elaborou sobre a Independência do Brasil, foi convidado a participar do projeto.

“Eu aceitei o convite, mas antes fui falar com meus pais, que também gostaram e então comecei a vir nas aulas”, conta. O gosto pela leitura foi o primeiro passo para o menino de apenas 11 anos. “Eu gosto muito de ler crônicas, romances, diários”, comenta. E com isso começou o interesse pela escrita, que está sendo aprimorado todas terças-feiras nas aulas do projeto Identificando Talentos. “Está sendo muito interessante participar, porque estou aprendendo coisas que vão influenciar o meu futuro”, afirma.

O mesmo interesse é compartilhado por Thayssa Freitas, de 13 anos, aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arno Otto Kiehl. “A minha professora de português notou que eu gostava de ler e escrever e então me convidou para participar”, lembra ela que já é autora de alguns contos. “Comecei a escrever com o incentivo do projeto e penso em talvez seguir carreira como escritora”, argumenta. Esse projeto de vida Thayssa desenvolveu ouvindo os autores que palestraram nas aulas do projeto. “Eles nos dão explicações que vão muito além do que a gente aprende na aula, nos incentivam para seguir nessa carreira, a ler mais e ter mais conhecimento sobre as coisas”, explica.

Para Salatiel Viland, de 12 anos, aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dyógenes Martins Pinto, participar do Identificando Talentos aconteceu meio que ao acaso. Conforme ele conta, pediu para a professora para participar do projeto porque sua irmã também o faria e para que não fosse sozinha às aulas, quis acompanhá-la. Mas quando começou a participar do projeto, o interesse pelo tema cresceu. “Gosto de ler, mas mais de escrever”, salienta, lembrando que já deu início à escrita de alguns contos.

Convivendo com escritores
O projeto Identificando Talentos, conforme explica a presidente da Academia Passo-Fundense de Letras, Dilse Corteze, surgiu com o objetivo de aproximar a entidade com as escolas públicas municipais, tentando identificar talentos e capacitá-los para a produção literária. “O secretário de Educação, Edemilson Brandão, me chamou e propôs este desafio – um projeto com alunos das escolas municipais. Inicialmente considerei o projeto bastante ambicioso, mas ao mesmo tempo percebi que se enquadrava perfeitamente com os demais projetos já desenvolvidos por esta casa de cultura”, aponta Dilse.

Daí deu-se início ao trabalho com a primeira turma, no ano de 2016, onde estudantes e autores conviveram em encontros semanais. Este ano, a exemplo do que vinha sendo realizado, continuam os encontros uma vez por semana. E é nessa convivência entre autores, em suas palestras e interações, e os alunos que muitos deles estão se encontrando, como é o caso do Michael, da Thayssa e do Salatiel. Os três salientam que estão aprendendo muito com os escritores passo-fundenses, o que os faz espelharem-se neles, que também foram adolescentes e alimentaram o sonho de escrever.

E a prova de que eles terão condições de seguir em frente é o resultado que o projeto teve no ano passado, quando recebeu a primeira turma. Do que produziram resultou o livro Cultivando talentos, onde estão textos e poemas elaborados pelos estudantes que participaram. São mais de 100 páginas onde cada um deles pode expressar o que aprendeu ao longo do ano, dentro de seu gênero literário favorito. 

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