Tempo firme na região

Previsão indica retorno das áreas de instabilidade somente na sexta-feira

Por
· 1 min de leitura
Quarta-feira deve ser de céu claro a parcialmente nubladoQuarta-feira deve ser de céu claro a parcialmente nublado
Quarta-feira deve ser de céu claro a parcialmente nublado
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Embora muitas pessoas tenham se preparado para receber a chuva já na terça-feira, o tempo ficou firme em Passo Fundo, e deve permanecer assim até esta quinta-feira. De acordo com o observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet, Ivegndonei Sampaio, esta quinta terá características típicas de outono, como as que foram registradas no começo da semana.Embora o dia amanheça com formação de nevoeiro úmido, as nuvens diminuem durante a tarde e as temperaturas ficam entre 14°C e 19°C.

O tempo firme deve ser interrompido na sexta-feira e no sábado, quando áreas de instabilidade se formam na região, provocando pancadas de chuva e ligeiro declínio nas temperaturas no sábado à noite. Durante o dia, tanto na sexta quanto no sábado, as temperaturas permanecem amenas, variando entre 15°C e 20°C. O domingo inicia com céu claro a parcialmente nublado; apesar da previsão de formação de nevoeiro ao amanhecer, o sol predomina durante a tarde. Temperatura mínima de 12°C e máxima de 20°C.

Já a segunda-feira inicia sem formação de nevoeiro e, mais uma vez, o céu deve ser claro a parcialmente nublado. As temperaturas entram em elevação novamente e variam de 10°C a 22°C. O retorno da chuva está previsto somente para a terça-feira e é possível que, depois desta data, a precipitação marque presença durante toda a semana. Até agora, maio registra somente 13mm de chuva – o equivalente a pouco mais de 10% da média prevista para todo o mês, que é de 114mm.

Segundo o indicado pelo prognóstico, as próximas semanas serão de neutralidade, sem a frequência dos típicos veranicos de maio. “Por enquanto, até o fim de semana do dia 20, não teremos ondas de frio. As temperaturas mais baixas só devem ocorrer no fim de maio, quando estaremos mais próximos do inverno”, explica Sampaio. A transição do outono para o inverno acontece no dia 21 de junho.

Gostou? Compartilhe