A teoria da justiça do prêmio Nobel de economia Amartya Sen é referência na área de políticas públicas para redução de desigualdades sociais. Em sua obra, o economista de Bangladesh procura compreender os obstáculos ao desenvolvimento humano a partir de contradições jurídicas no mundo contemporâneo.
Entre amanhã (10) e sexta-feira (12), a IMED Passo Fundo realizará o 1º Seminário Internacional do Centro Brasileiro de Pesquisas sobre a Teoria da Justiça de Amartya Sen, uma parceria do grupo de estudos com o programa de Pós-Graduação em Direito da instituição. Francisco Turra, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), é um dos conferencistas convidados.
Turra debaterá o tema "Direito à Alimentação, Produção de Alimentos e Combate à Fome no Mundo" com Fabiola Vittencourt, da Universidad Yachay Tech (UYT), do Equador, e José Marcos Miné Vanzella, do Centro Universitário Salesiano (UNISAL), de São Paulo. O painel, marcado para as 19h de quinta-feira (11), terá mediação de Márcio Ricardo Staffen.
"Precisamos sempre buscar soluções conjuntas para essas grandes questões que obstruem o desenvolvimento humano. Projeções apontam que o mundo terá mais de oito bilhões de habitantes até 2025, o que terá impactos econômicos e sociais significativos. Racionalizar a produção e a distribuição de alimentos, diversificar o consumo e profissionalizar a cadeia produtiva são desafios importantes", avalia o presidente da ABPA. O valor do investimento é de R$ 51 para alunos da IMED e de R$ 61 para público geral. Inscrições pelo site imed.edu.br.