Cuidado ininterrupto há 89 anos

Entidade celebra aniversário com a inauguração de importante espaço para atender os idosos acolhidos pelas instituições de longa permanência

Por
· 2 min de leitura
Diariamente, a Fundação Lucas Araújo atende cerca de 400 pessoas entre crianças, adolescentes e idososDiariamente, a Fundação Lucas Araújo atende cerca de 400 pessoas entre crianças, adolescentes e idosos
Diariamente, a Fundação Lucas Araújo atende cerca de 400 pessoas entre crianças, adolescentes e idosos
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O cuidado com as pessoas é uma constante da Fundação Beneficente Lucas Araújo há 89 anos. No último final de semana a entidade completou mais um aniversário com a renovação do compromisso de continuar com o trabalho de acolhimento e de promoção da independência dos indivíduos por ela atendidos. Dentro das comemorações, nesta terça-feira acontece a inauguração do novo espaço de convivência da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) São João XXIII.

O diretor, Luiz Costella, destaca que, ao longo dessas quase nove décadas, milhares de pessoas passaram pela instituição. Desde as que usufruíram dos serviços oferecidos, até aquelas que trabalharam, todas foram beneficiadas de alguma forma pela Fundação. “Seguidamente encontramos pessoas, recebemos visitas, manifestações das pessoas lembrando de fatos e épocas em que elas estiveram presentes de alguma forma. A alegria maior é poder compartilhar uma história de muitas e muitas pessoas, sabendo que toda essa história foi de benefício social, de ajuda, de cuidado”, enfatiza. Para ele, a palavra que melhor resume todas as ações voltadas a crianças, adolescentes e idosos é: cuidado.

Diariamente, a Fundação atende mais de 400 pessoas entre crianças, adolescentes e idosos. Para isso, conta com atendimento médico, odontológico, fisioterapeutas, profissionais da área de psicologia e educação física, além da realização de oficinas de dança, música, artesanato, capoeira e culinária, entre outras.

Desafios

Assim como as próprias ações da entidade, os desafios para mantê-la se renovam constantemente. Atualmente, o maior deles, assim como para outras instituições sociais, a garantia de recursos para a manutenção das atividades é um dos principais.  A Fundação Lucas Araújo tem recursos próprios a partir do aluguel de alguns imóveis, no entanto eles não são suficientes para custear todas as atividades mantidas. Por isso, a Fundação mantém convênios públicos e depende, ainda, das doações da comunidade. “Temos muita dificuldade para manter as atividades funcionando e temos a alegria de dizer que a comunidade participa muito e ajuda a fundação, em vários sentidos, com recursos materiais e financeiros. Isso tem garantido a manutenção da entidade por toda sua história”, avalia.

Entre as ações mantidas pela Fundação, estão atividades em parceria com a Prefeitura, como a creche noturna e a educação infantil, o Lar da Menina, o atendimento socioeducativo e o atendimento dos idosos nas duas ILPIs. “Todo esse público tem a mesma importância. Somos uma entidade prioritariamente de assistência social e por isso atendemos e cuidamos das pessoas que têm necessidade”, argumenta Costella.

Novo espaço de convivência

Entre as ações de comemoração pelos 89 anos da Fundação, está a inauguração do novo espaço de convivência do ILPI São João XXIII. A ampliação em cerca de 300% da área onde os idosos passam a maior parte do dia visa proporcionar um ambiente mais agradável e acolhedor e que garanta mais dignidade a todos os usuários. Para a obra, 80% dos recursos investidos foram da própria fundação e o restante a partir de doações da comunidade. “Tivemos uma boa participação de pessoas e empresas que fizeram doações para esta finalidade”, avalia Costella. A inauguração do novo espaço de convivência acontece hoje, às 15h30min.

Gostou? Compartilhe