Problemas elétricos representam riscos ao acervo de museus

Em documento encaminhado ao Ministério Público, o Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas denuncia problemas na rede elétrica de dois importantes museus de Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Há cerca de duas semanas, em visita ao prédio que abriga o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e o Museu Histórico Regional (MHR), a equipe do Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (GESP) constatou situação delicada na fiação elétrica do local. Segundo o órgão, os problemas colocam em risco os materiais do acervo de ambas as instituições e a segurança de funcionários e visitantes.

De acordo com o documento encaminhado ao Ministério Público (MP) do Rio Grande do Sul, os problemas no sistema elétrico no interior do prédio principal incluem: fiação no forro de forma inadequada, alguns locais com fiação elétrica exposta, fios expostos sem proteção (falta de caneletas), fiação elétrica em contato com a forração de madeira, caixa e quadro de disjuntores à mostra, diversas conexões elétricas expostas e aglomeradas, fiação elétrica sem isolamento e emendas irregulares.

O MARVS e o MHR guardam parte importante do patrimônio histórico e cultural de Passo Fundo e região, reunindo no acervo peças únicas, como quadros, pinturas, esculturas, jornais, revistas, peças arqueológicas, fotos e roupas. “Vamos supor que dê algum problema de incêndio, nós temos um acervo riquíssimo que pode ser perdido. Sabemos que o incêndio é um dos problemas mais frequentes de destruição em bibliotecas, museus e arquivos, e isso coloca em risco também a segurança dos funcionários e das pessoas que visitam o prédio”, preocupa-se o presidente do GESP, Paulo Cornélio.

No documento encaminhado ao MP, o GESP salienta ainda que, em Ação Civil Pública, ajuizada pela Promotoria de Justiça Especializada de Passo Fundo no ano de 2013, foi estabelecido que a municipalidade deveria providenciar a proteção e conservação dos imóveis em questão, principalmente revisando e realizados os reparos na rede elétrica. “O que identificamos em primeiro momento, então, é a falta de presença e responsabilidade do Poder Público Municipal, que é o responsável pelo prédio”.

Providências

De acordo com a Secretaria de Planejamento da Prefeitura Municipal, um projeto de reforma, que prevê melhorias no sistema elétrico do prédio onde os museus estão localizados, já está em fase final. Não há previsão de quando as reformas serão iniciadas, mas a Secretaria garante que, assim que o projeto for concluído, este entrará imediatamente em licitação.

Gostou? Compartilhe