A segunda data mais importante para o comércio brasileiro em relação a vendas é o Dia das Mães, comemorado no último domingo. No país, de acordo com os dados da Boa Vista SCPC, a expectativa positiva se confirmou: as vendas cresceram 1,6% em comparação a 2016. Conforme o levantamento, o Dia das Mães trouxe boas notícias aos varejistas, uma vez que apresentou crescimento após dois anos consecutivos de queda: em 2016 o comércio recuou 4,6% nesta data, e em 2015 recuou 1,2%.
O cálculo do volume de vendas para a data foi baseado em uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Boa Vista SCPC, com abrangência nacional. Para esta data foram consideradas as consultas realizadas no período de 08 a 14 de maio de 2017, comparadas às consultas realizadas entre 02 e 08 de maio de 2016.
Para o presidente da CDL Passo Fundo, Adriano Sonda, o movimento do comércio nacional no Dia das Mães segue a tendência de recuperação das vendas do varejo em 2017. “Apesar de uma cautela maior por parte do consumidor, a melhora nas vendas ocorreu e é decorrente, principalmente, de um recuo na inflação e de uma tendência gradativa de queda nos juros”, comenta Sonda.
Por outro lado, a Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo divulgou que houve uma queda de 4% nas vendas em relação ao ano passado no Rio Grande do Sul. Como o Dia das Mães é a segunda maior data para o movimento do varejo, a projeção da entidade era que as vendas se igualassem aos R$ 400 milhões de 2016. Conforme o presidente da AGV, Vilson Noer a chuva e as temperaturas mais amenas foram os principais motivos para a queda. “A maior parte das compras para o Dia das Mães costuma ser feita na sexta e sábado anteriores à data. No entanto, como grande parte do Estado registrou chuva nesses dias, as lojas de rua receberam menos clientes do que o esperado. Os shoppings, no entanto, tiveram desempenho positivo”, apontou Noer.