Quando a nova sede da Secretaria de Meio Ambiente foi instalada no Parque Ambiental Banhado da Vergueiro o projeto buscou alternativas sustentáveis para o prédio. Um exemplo disso é o sistema de geração de energia solar fotovoltaica, que tem o objetivo de suprir parte da energia consumida pela secretaria e pelo parque através de energia limpa. Com painéis fotovoltaicos, o processo se dá da seguinte forma: a radiação solar é captada e convertida em eletricidade.
O sistema instalado passou a operar conectado à rede em outubro de 2016. Até o início do mês de abril, com base nos meses maior geração, em referência ao verão, o registro de produção foi de aproximadamente 3.600 kWh, uma média de 600 kWh por mês. Em termos financeiros, considerando a tarifa de energia atual, cerca R$ 0,65/kWh, o sistema proporcionou uma economia de mais de R$ 2 mil desde o início do funcionamento. Segundo o engenheiro do Núcleo de Iluminação Pública, Edson de Araújo, em uma projeção para os próximos meses, considerando o período anual completo, é possível projetar uma geração de energia média mensal de 500 kWh. A geração é variável porque depende da radiação solar, desta forma, a economia também pode variar pela característica da captação.
O engenheiro ainda explica que, na prática, a secretaria utiliza simultaneamente a energia produzida pelos painéis fotovoltaicos e a energia da concessionária. “Quando a energia produzida é superior ao consumo, o excedente é enviado para a rede pública, gerando créditos para serem descontados da fatura de energia. Essa energia supera a consumida pelo sistema de iluminação externa, que permanece a noite inteira aceso. Em outras palavras, pode-se dizer que a sede da secretaria produz toda energia consumida pela iluminação do parque e ainda uma fração da consumida pela Secretaria do Meio Ambiente”, explicou Edson.
Para o secretário de Meio Ambiente, Rubens Astolfi, “por a energia solar ser uma fonte renovável de energia, ela é mais sustentável do ponto de vista ambiental em relação às tradicionais formas utilizadas. Ter essa tecnologia instalada na Secretaria do Meio Ambiente é importante inclusive sob o ponto de vista da educação ambiental”, ressaltou. Todo o sistema é conectado à rede pública de energia, através de um medidor de energia bidirecional. Atualmente, os valores para instalação de sistemas de geração fotovoltaica estão mais acessíveis, além de apresentar retorno de investimento em médio prazo.