IX Semape debate a inteligência criativa na escola

Profissionais da área da educação participaram da conferência de Daniel Quintana Sperb

Por
· 2 min de leitura
Conferência do IX Semape aconteceu no Centro de EventosConferência do IX Semape aconteceu no Centro de Eventos
Conferência do IX Semape aconteceu no Centro de Eventos
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O segundo dia do IX Seminário de Atualização Pedagógica para Professores da Educação Básica (Semape) começou com a realização da Conferência “Inteligência criativa na escola: interações possíveis”. O tema foi explorado pelo Dr. Daniel Quintana Sperb (Unilasalle) na manhã desta quinta-feira, 25 de maio, no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Centenas de professores das escolas de educação básica do município e da região, além de docentes e acadêmicos da UPF, acompanharam o debate do conferencista, o qual abordou questões sobre como a inteligência criativa pode ser um catalisador para a transformação não só em sala de aula, mas na educação em todos os níveis. “A importância da temática se dá porque ela foi esquecida ao longo do tempo. A escola como um todo sempre foi orientada a dar respostas e a não perguntar. A consequência disso é o não desenvolvimento de um senso crítico. As áreas das letras e dos números se desenvolveram com muita força no decorrer dos anos, mas a área dos desenhos, por exemplo, não, então, essas habilidades por trás da ciência acabaram sendo subjugadas. É como se estivéssemos operando em meia fase, como se tivéssemos toda uma capacidade inexplorada e que precisa ser catalisada com a ferramenta correta”, disse Sperb.

Atuação na formação do professor

Com uma programação repleta de atividades, a nona edição do Semape integra educadores já formados com aqueles que ainda estão em formação. Segundo a vice-reitora de Graduação, Rosani Sgari, o evento reafirma o compromisso social da UPF em atuar na formação de professores. “Entendemos que a profissão professor é uma das mais importantes da sociedade. Ele forma os demais profissionais, por isso, é necessário que o educador esteja em constante atualização”, comentou.

Ainda, conforme Rosani, a Instituição tem investido cada vez mais na formação de educadores. “Ao contrário do que se vem testemunhando no universo de instituições de ensino aqui do estado e de outras regiões, que têm fechado seus cursos de licenciatura, a UPF investe e acredita na formação de professores. Além de formá-los, oferecemos o processo de formação continuada, sendo um exemplo de ação o IX Semape”, relatou.

O Seminário contou com a presença do vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Leonardo José Gil Barcellos, da vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários Bernadete Maria Dalmolin, do vice-reitor Administrativo Agenor Dias de Meira Junior, da presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) Maristela Capacchi e de representantes das áreas de educação da cidade e da região.

Informações

As ações do Semape continuam à tarde, até às 17h, com a realização de 52 minicursos nas salas das unidades acadêmicas. Mais detalhes podem ser obtidos no site www.upf.br/semape.

Gostou? Compartilhe