Instituições lançam a Associação Pró-Cluster de Saúde

O município, que é polo regional, une instituições, empresas e entidades para congregar ações na área da saúde

Por
· 2 min de leitura
Instituições se reúnem e criam a Associação Pró-Cluster Saúde de Passo FundoInstituições se reúnem e criam a Associação Pró-Cluster Saúde de Passo Fundo
Instituições se reúnem e criam a Associação Pró-Cluster Saúde de Passo Fundo
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O conceito de cluster vem da união de empresas ou segmentos que tem atividades em comum e que, de maneira conjunta, visam agregar ações. É com esse foco que Passo Fundo lançou na noite desta segunda-feira, (29) a Associação Pró-Cluster de Saúde. O município é considerado polo na área da saúde pela atuação dos hospitais de referência existentes na cidade, bem como por possuir três instituições de ensino superior ofertando curso de medicina, três ofertando curso de odontologia, além das diversas escolas que formam profissionais da enfermagem. Diante deste cenário, o município se une, através das instituições Hospital São Vicente de Paulo, Hospital da Cidade de Passo Fundo, Hospital Prontoclínica, Instituto de Ortopedia e Traumatologia - IOT, Hospital Ortopédico - HO, Universidade de Passo Fundo, IMED, FASURGS e Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio de Passo Fundo - ACISA, juntamente com um conjunto de outras organizações para a criação da Associação Pró-Cluster Saúde de Passo Fundo.

Dentre os objetivos fundamentais do Cluster, destaca-se a promoção da área da Saúde de Passo Fundo, através da inovação, da qualificação e da modernização das empresas e organizações do setor, fomentando a sustentabilidade, a internacionalização e a melhoria da competitividade empresarial, através da cooperação entre empresas, hospitais, instituições de ensino e pesquisa, centros tecnológicos e outras entidades do setor, contribuindo para o desenvolvimento das potencialidades econômicas e sociais da cidade de Passo Fundo.

Presente no evento, o reitor da Universidade, professor José Carlos Carles de Souza destacou a importância da inserção da UPF nesse processo. Para ele, a Instituição tem todas as ferramentas necessárias para contribuir com a Associação. “A Universidade, pelo portfólio de cursos que tem, pela linha de pesquisa que realiza, nos diversos cursos, e pela atuação do Parque Científico e Tecnológico, tem todos os requisitos necessários para integrar e ser linha de frente nesse processo. Sabemos que o Cluster não subsiste por si só, mas precisa de várias iniciativas e, neste sentido, quanto mais participantes interligados com essa ideia, melhor será para a sociedade que será, no fim, a beneficiada”, destacou.

Conforme o Diretor Geral da IMED e Diretor Financeiro da Associação Pró-Cluster da Saúde de Passo Fundo, Eduardo Capellari, esse movimento realizado por instituições privadas de Passo Fundo é um passo a frente ao desenvolvimento e incentivo a pesquisa e tecnologia na área da saúde, por meio de um novo modelo econômico proposto pelo Cluster. O Prefeito Luciano Azevedo destacou que Passo Fundo já é reconhecida em outros estados pelo serviço prestado na área da saúde e a implantação do Cluster vem a somar com o crescimento e desenvolvimento do setor.

O coordenador do UPF Parque, professor Charles Leonardo Israel ressaltou que, por meio do Parque, a Universidade terá toda a capacidade para integrar as ações. “Juntamente com os cursos de graduação, os laboratórios e as pesquisas que desenvolvemos, poderemos atuar de maneira direta no Cluster. De outro lado, essa participação também trará benefícios para o compartilhamento de conhecimentos e na formação dos nossos alunos”, disse.

Na oportunidade, representantes da Associação assinaram um contrato com a Produttare Consultoria, empresa que fará a assessoria, desenvolvendo o programa do Cluster, organizando de forma estruturada os atores de saúde já instalados na região, bem como fomentando o desenvolvimento de startups e a capacitação de novas empresas que desejam participar. 

A primeira diretoria ficou composta por Eduardo Capellari (Imed), Marco Mattos (Acisa), Charles Leonardo Israle (UPF) e Luiz Arthur Rosa Filho (SMS).

Gostou? Compartilhe