Postos venderão gasolina a R$ 2

Dois postos de combustível de Passo Fundo irão aderir ao Dia da Liberdade de Impostos, em 6 de junho

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Dia da Liberdade de Impostos, que acontece na próxima terça-feira (6), será marcado no Rio Grande do Sul pelo desconto na gasolina em diversos postos de combustível. Em Passo Fundo, dois estabelecimentos participarão da ação: o Posto SIM Presidente Vargas e o Posto Buffon 25. Em cada posto participante, serão distribuídas 150 senhas que dão o direito à compra de 20 litros de gasolina comum, pelo valor de R$ 2 por litro. O pagamento é admitido somente em dinheiro. Para garantir a oferta, é preciso chegar cedo: a entrega ocorre das 7h às 8h de terça-feira, e o abastecimento será realizado das 8h às 11h30min.

A campanha é promovida pelo comércio com o objetivo de conscientizar a população brasileira sobre a alta carga tributária que incide em produtos e serviços. Para denotar o alto valor, os estabelecimentos oferecem descontos referentes ao valor dos impostos incidentes. De acordo com o economista Julcemar Zilli, atualmente, o consumidor brasileiro paga carga tributária em torno de 35% a 45% sobre o valor de um produto. Esse valor se refere a impostos municipais, estaduais e federais, que devem ser devolvidos à população em forma de serviços públicos. “O problema é que estes impostos tornam os produtos muito caros, e a contra partida do governo não ocorre do jeito que deveria ocorrer. Pagamos para ter um serviço e ele não é devolvido a nós, ou é devolvido sem qualidade”, explica. O economista ressalta também que o Brasil não é o país com a carga tributária mais alta. Em alguns outros países, a carga é ainda maior, porém, os serviços oferecidos à população são de qualidade. Assim, o retorno dos impostos pagos é perceptível.

No estado, a campanha é organizada pelo Instituto de Estudos Empresariais e Instituto Liberdade, junto com o Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes do Estado do Rio Grande do Sul (Sulpetro) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Alegre. Em Passo Fundo, no entanto, a CDL e o Sindicato do Comércio Varejista de Passo Fundo (Sindilojas) não estão engajados na campanha e a ação dos estabelecimentos acontece de maneira independente.

Gostou? Compartilhe