Chuva sem trégua

Semana seguirá com tempo encoberto. Até o momento, 12 municípios da região registraram situação de emergência

Por
· 1 min de leitura
Em Barão de Cotegipe, município vizinho de Erechim, o alto volume de chuva bloqueou a avenida principal.Em Barão de Cotegipe, município vizinho de Erechim, o alto volume de chuva bloqueou a avenida principal.
Em Barão de Cotegipe, município vizinho de Erechim, o alto volume de chuva bloqueou a avenida principal.
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Se surgiu a esperança de que o tempo poderia abrir nos próximos dias, mude de ideia: a chuva continuará sendo a protagonista nesta semana. De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), hoje a chuva predomina, o que resultará em uma região com céu encoberto e com alta umidade relativa do ar até quarta-feira (7). Na quinta-feira a chuva retorna, com temperaturas cada vez mais baixas: nos próximos dias a temperatura não deve passar dos 18ºC, enquanto a quinta-feira promete amanhecer com mínima de 10ºC. Na região, pelo menos 12 municípios seguem em situação de emergência. Em todo estado, são 52 cidades na mesma situação. No total, 280 famílias estão desalojadas e 755 desabrigadas, o que contabiliza 4.432 pessoas fora de casa. No total, 124 municípios gaúchos foram atingidos pelas chuvas. 

 

Até as 16h deste domingo já havia chovido 32mm na cidade. Só em maio foram 372mm de 300mm de chuva: de acordo com a média histórica, maio terminaria os 31 dias com 115mm de chuva. O volume resultou em 225% acima da média esperada. Este é o segundo maior volume de chuva registrado nos últimos 37 anos. De acordo com informações divulgadas anteriormente pelo observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet, Ivegndonei Sampaio, foram mais de 1,2 mil mm de chuva nos primeiros cinco meses de 2017 – o que equivale a 69% da média estimada para o ano inteiro.

 

Municípios mais afetados

De acordo com o Sgto Miranda da Defesa Civil Regional de Passo Fundo, as cidades mais afetadas na região ficam no entorno de Erechim. São Três Arroios, Ponte Preta e Barão de Cotegipe. Este último está intransitável: com as fortes chuvas, o lago que corta a cidade transbordou. Na tarde deste domingo, a avenida principal precisou ser bloqueada. Na região do Planalto Médio, os municípios de Sertão, Não Me Toque e Ibirapuitã são os que registraram situações mais graves. O problema, no entanto, se resume a estradas e estruturas físicas. Nenhuma família – até o fechamento desta edição – estava desabrigada. “No momento não estamos recebendo donativos. Se a situação piorar, todos serão informados”, destacou ele. A Defesa Civil segue em estado de alerta, com o monitoramento das coordenadorias regionais em conjunto com os municípios, oferecendo toda ajuda necessária aos órgãos de segurança das localidades atingidas. Qualquer informação ou pedido de auxilio podem nos ser encaminhados pelo telefone 199. 

 

Gostou? Compartilhe