A Prefeitura de Passo Fundo iniciará no dia 22 de junho o Projeto Papo de Mãe, que tem a intenção de acompanhar a gravidez de servidoras municipais. A iniciativa se divide em três estágios: gravidez, licença maternidade e retorno ao trabalho. A ação será coordenada pelo Núcleo de Biometria da Secretaria de Administração.
O trabalho terá apoio de toda a equipe multidisciplinar do Núcleo de Biometria, conforme conta chefe do setor, o psicólogo Mário Junges. “O acompanhamento iniciará no período de gravidez com encontros quinzenais no Núcleo de Biometria, com psicólogos, assistentes sociais e enfermeiro e médico do trabalho, ou seja, toda a nossa equipe”, explicou ele, que ainda ressalta que além do encontro, serão monitorados os exames de pré-natal.
Após o parto, quando a mulher estará em licença maternidade, será feito um acompanhamento para saber como está a saúde da servidora municipal. O projeto se estende também para o retorno ao trabalho. “Dois meses antes de voltar a trabalhar os encontros dos grupos serão reiniciados para fazer toda a desvinculação da mãe com seu filho, seja para deixar em uma escola de educação infantil ou em casa aos cuidados de familiares ou profissionais da área”, finalizou Mário. O retorno à rotina de trabalho também será acompanhada.
Para a secretária de Administração, Marlise Lamaison Soares, o Papo de Mãe é uma ação que busca instituir um vínculo saudável e dar suporte em um período delicado. “É um projeto direcionado para as mulheres que são servidoras municipais, com a ideia de cuidar de quem cuida da cidade. A gravidez é um momento delicado, em que a mulher passa por várias transformações em sua vida: físicas, hormonais e, principalmente, emocionais. Por isso, esse acompanhamento tem tanto significado”, afirmou Marlise.
O primeiro encontro acontecerá no dia 22 de junho, às 14h, no Núcleo de Biometria.