Spinelli reivindica Delegacia Regional do Idoso em Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
Creas atende a mais de 70 casos de violação de direitos por mêsCreas atende a mais de 70 casos de violação de direitos por mês
Creas atende a mais de 70 casos de violação de direitos por mês
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os números de abusos cometidos aos idosos são expressivos. Os órgãos de proteção somam aproximadamente 200 casos analisados por mês, índice que deve ser muito maior se forem considerados aqueles que nem chegam a ser notificados. Para mapear e dar uma solução aos crimes e também trabalhar pela garantia de direitos dessas pessoas, o vereador Saul Spinelli (PSB) protocolou uma moção de apoio à implementação da Delegacia Regional do Idoso no Município de Passo Fundo.

O documento, que deve chegar até o Governo do Estado, recebeu concordância dos demais parlamentares da Câmara. Para Spinelli, uma delegacia especializada no atendimento de casos envolvendo idosos auxiliaria muito o trabalho desenvolvido pela rede de proteção. “A delegacia regional da Polícia Civil, de forma especial, possui atuação em 25 municípios da nossa região. Com a instalação da delegacia regional de proteção ao idoso, será possível o atendimento especializado de todas as demandas que versem sobre violação de direitos dos idosos”, esclareceu.

O vereador possui uma trajetória dentro da assistência social e esclarece que são inúmeros os casos de violência contra a população idosa, que, em sua maioria, ainda se mantém ativa. “Hoje, o Creas – Centro de Referência Especializado em Assistência Social – atende, por mês, 70 casos de violação do direito dos idosos. Temos o Ministério Público e o Balcão do idoso, que atendem na mesma proporção. Há situações graves de violência quando a família se apropria do salário do idoso, fazendo com que ele receba 30% do total, casos de cárcere privado, de agressões morais e físicas, de espancamento”, afirmou.

As negligências, que, muitas vezes, vêm da própria família, estão em desacordo com os preceitos da Constituição e de outras legislações, ofendendo a dignidade humana. A moção possui o objetivo servir de suporte aos idosos ao mesmo tempo que cria um órgão juridicamente competente para investigar e inibir o ciclo da violência.

Gostou? Compartilhe