A leitura e a formação do leitor são pautas consolidadas em Passo Fundo e que mantém e instigam ações, projetos e políticas públicas em todos os segmentos. Em ano de Jornada Nacional de Literatura, a Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski conta com muitas novidades. Uma delas é a aquisição de novos livros. Após o recebimento das primeiras obras da 8ª Jornadinha Nacional de Literatura, que engloba 61 títulos e mais de mil livros, foram entregues novos 250 títulos para o espaço que atende toda a população. Cada um dos títulos conta com dois ou três exemplares, o que resulta em mais de 600 livros novos para o acervo de 2017.
A Biblioteca Municipal, desde 2013, apresenta melhorias não apenas estruturais, mas também conceituais, com o objetivo de transformar o lugar e criar uma nova relação com a comunidade. Apenas de 2013 a 2016, foram adquiridos 818 títulos e 10.358 mil livros novos. A informatização com o sistema da Gnuteca (http://gnuteca.pmpf.solis.com.br) também colaborou para isso.
Segundo a coordenadora do Núcleo Livro, Leitura e Literatura da Secretaria de Educação, a professora Suzana Einloft, a renovação e qualificação do acervo foi realizada de maneira sistêmica e gradativa. “Temos todo um estudo em relação às obras mias significativa s e que são muito procuradas pela comunidade. Por isso, temos nosso próprio ranking, que nos ajuda a escolher quais serão os novos livros adquiridos. A opinião do leitor é muito importante. Ainda, temos o cuidado de sempre ter aquelas obras clássicas, que são muito importantes”, disse ela. Dentro de algumas semanas chegarão ainda os 58 títulos da 16ª Jornada Nacional de Literatura, que serão oferecidos para escolas e comunidade em geral.
Melhorias
A Biblioteca Municipal vem recebendo serviços de manutenção e melhorias. Após a pintura interna do espaço e a colocação de novos móveis, estão sendo realizadas intervenções na Sala Infantil. Ainda, uma janela de comunicação foi feita para facilitar a entrega de livros. “A pessoa pode colocar o livro nesta janela para devolvê-lo. Salientamos que é apenas para a devolução”, disse Suzana, ao comentar que a facilidade já é aprovada pelos leitores da Biblioteca.