O Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio viveu, na noite de quinta-feira, dia 9 de junho, um momento importante, eis que foram inauguradas as instalações da empresa Pointer Cielo. Diversas autoridades participaram do evento, tais como o reitor da Universidade de Passo Fundo, José Carlos Carles de Souza; o secretário adjunto da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Evandro Fontana; o CEO da Pointer Cielo do Brasil, Gustavo Ladeira; o diretor de operações Pointer Cielo, Fábio Bezerra; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Passo Fundo, Carlos Eduardo Lopes da Silva; o diretor de desenvolvimento do Grupo Cielo, Cirio Carlos Kolberg; o coordenador do UPF Parque, Charles Israel; e a miss Rio Grande do Sul Letícia Borghetti Kuhn.
Os convidados foram recepcionados no módulo I, onde puderam conhecer as novas instalações da empresa, e, posteriormente, foram encaminhados ao módulo III, para a solenidade de inauguração. De acordo com o reitor da UPF, a instalação da empresa vem contribuir com o crescimento e o fortalecimento do Parque Cientifico. “É um momento muito importante para o UPF Parque. Quando idealizado, o Parque Científico e Tecnológico tinha a lógica de envolver a empresa, o governo e uma instituição de ensino, e esse propósito está se concretizando com a Pointer Cielo. Com muita alegria, estamos recebendo a empresa no nosso espaço, que vem com o objetivo de disponibilizar tecnologia de ponta, desenvolvida em Israel e compartilhada aqui. A partir de Passo Fundo, serão monitoradas frotas de todas as regiões do Brasil e inclusive de outros países da América Latina”, destacou.
A Pointer é uma multinacional israelense que, em mais de 50 países, atua na gestão de softwares móveis, sendo especialista em tecnologia de rastreamento. A empresa uniu-se à empresa Cielo, que trabalha na gestão de frotas. “Analisamos 37 empresas antes de fazer a fusão, e a Cielo – uma empresa extremamente inovadora da cidade de Passo Fundo – foi a que nos agradou mais. A escolha da UPF se justifica em razão de que achamos que aqui é o lugar mais apropriado para uma empresa de tecnologia, eis que a Instituição oferece vários cursos que são conectados com a nossa realidade. Vamos montar um centro de competência mundial da Pointer aqui e estamos começando um programa de trainner em 60 dias”, contou o CEO Gustavo Ladeira.
O representante do governo do estado, secretário Fontana, destacou a importância do UPF Parque, que é o único Parque Científico e Tecnológico existente fora da região metropolitana. “No Rio Grande do Sul, nós temos aproximadamente 15 parques tecnológicos e 24 polos tecnológicos. Aqui, temos os três principais polos do país. Ficamos impressionados com o grau de desenvolvimento aqui em Passo Fundo, o Rio Grande do Sul tem um papel de fomentador por meio dos editais que são desenvolvidos pelo nosso Departamento de Ciência e Tecnologia”, disse.
O propósito de inovação científica e tecnológica vem de encontro com os objetivos da Universidade de Passo Fundo, que, além de realizar pesquisas, procura fazer com que as ideias sejam efetivas, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade. “Temos seis empresas residentes e 20 incubadas, ou seja, 26 empresas gerando 190 empregos diretos, o que demonstra o acerto do projeto do UPF Parque com essa atividade”, finalizou o reitor.