No período de baixas temperaturas e chuvas intensas, os bancos de sangue registram quedas significativas no número de doações. Em Passo Fundo, no Hemocentro Regional do município, não têm sido registradas mais que 25 doações diárias de bolsas de sangue, enquanto o ideal seria pelo menos 50. Para reverter a situação, nesta quarta-feira (14), o Hemopasso realiza mais uma campanha de doação.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), se apenas 3% da população doasse sangue pelo menos duas vezes ao ano, o problema da falta não existiria. No entanto, atualmente, apenas 1,8% da população é doadora regular de sangue. A coordenadora de Captação de Doadores do Hemopasso, Alexandra Mazzoca, explica que os estoques ainda estão regulares no local em função das coletas externas, realizadas pela unidade móvel, mas reitera que sangue tem validade e, sem a reposição de estoques, ocorre o desabastecimento dos hospitais. “Esse período começa a se tornar uma período crítico, porque as pessoas entram naquela questão das doenças respiratórias, gripes, resfriados, que são causas de impedimento da doação. Se o nosso doador não vier, a tendência é que a gente sofra as consequências lá na frente”. No momento, a maior necessidade é pelos tipos sanguíneos A negativo e O negativo.
Visando atrair um maior número de doadores e conscientizar a população acerca do assunto, frequentemente, a equipe do Hemopasso realiza campanhas de doação de sangue, como o “Arraiá da Doação”, que será realizado nesta quarta-feira. A data é especial: trata-se do Dia Mundial do Doador de Sangue, instituído pela OMS no ano de 2004. “O objetivo é agradecer aos doadores que fazem parte do nosso quadro de voluntários e, também, motivar mais pessoas para que se tornem doadoras voluntárias. Infelizmente, hoje, nosso quadro é de 77% de doadores de reposição. Ou seja, aquele doador que vem vinculado a um paciente. O paciente recebe e depois os familiares ou amigos vêm fazer a reposição em nome dele. O correto seria que as pessoas fizessem a doação voluntariamente, para que quando aquele parente ou amigo necessite a bolsa de sangue já esteja disponível em estoque”, esclarece Alexandra.
Atendimento
No dia do Arraiá, o atendimento acontece em horário especial, das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17 horas. Neste dia, não é obrigatório o agendamento prévio para doação, mas por uma questão de organização e comodidade, a equipe pede que os doadores agendem um horário pelo telefone (54) 3311-1427. Nos outros dias, o horário de atendimento ocorre de segunda a sexta-feira das 8 às 13h30min e aos sábados das 7 às 11 horas, com agendamento prévio pelo mesmo telefone.