Chuvas e temperaturas baixas impulsionam o comércio

Vendas de secadoras de roupas aumentaram nas semanas chuvosas. Agora, é a venda de aquecedores que está crescendo

Por
· 1 min de leitura
Aquecedores lideram vendas nos dias mais friosAquecedores lideram vendas nos dias mais frios
Aquecedores lideram vendas nos dias mais frios
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O frio e as chuvas movimentam o comércio em Passo Fundo. Nas últimas semanas houve um crescimento na procura principalmente por secadoras de roupa. Nos supermercados, a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) prevê um incremento de vendas de diversos produtos, principalmente aqueles relacionados aos festejos juninos.

No comércio de móveis e eletrodomésticos, as últimas semanas foram de crescimento de vendas. Conforme o gerente da loja Deltasul, Luis Schlemer, nas duas últimas semanas houve uma intensa procura por secadoras de roupa de parede e de chão, além de máquinas que incluem as funções de lavadora e secadora de roupas em um mesmo equipamento. Ele explica que é difícil fazer um comparativo por período, mas que se observou um intenso movimento.

Agora, com a interrupção das chuvas e a chegada do frio, começaram a se intensificar, desde o último sábado, as vendas de aquecedores, fogões à lenha e climatizadores. Se as vendas aumentaram, por outro lado, os consumidores saíram beneficiados pelos preços. Schlemer destaca que os preços destes itens se mantiveram estáveis em relação ao ano passado e alguns, inclusive, tiveram quedas nos preços.

Festas Juninas

Conforme levantamento da Agas, o crescimento das vendas de itens típicos para festas juninas deverá ser de 6% em relação às comemorações do período no ano passado. A procura por alguns itens, como canjiquinha, rapaduras e amendoim chega a aumentar 500% em relação aos demais meses do ano durante este período de Festas Juninas. Mais popular em outros períodos do ano, a pipoca para micro-ondas tem as vendas elevadas em cerca de 200%, enquanto a pipoca para panela, em 150%.

Em relação aos preços, o estudo da Associação mostra que o vinho (+15%), o refrigerante (+11,7%) e o milho (+11,2%) foram os itens que mais subiram na comparação com o mesmo período de 2016. Enquanto isso, as frutas (-11,2%) e a cerveja (-2,3%) apresentaram retração nos valores.

Confira o vaivém das vendas no inverno, que inicia no próximo dia 21 de junho:

Sobem:
Sopas: +38%
Vinhos: + 30%
Carne com osso (para sopas): +30%
Carne suína: +20%
Chocolates: +15%
Massas: +12%
Pães e cucas: +3%

Caem:
Inseticidas: -45%
Carne sem osso: -30%
Cerveja: -24%
Frutas e verduras: -8%
Sabonetes: -5%

Gostou? Compartilhe