Programa da Prefeitura conta com parceria da UFFS

Por
· 1 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Em busca de promover atenção integral à saúde da mãe e do bebê até o primeiro ano de vida, a Prefeitura de Passo Fundo criou o Programa Meu Bebê, Meu Tesouro ainda em 2013. Neste ano, o programa está sendo campo de estágio para alunos da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS). Mais uma iniciativa para ampliar o desenvolvimento das ações já realizadas. 

Os alunos estão visitando mães do programa para avaliar o conhecimento de riscos familiares e da própria estrutura familiar. A partir destes estudos, o programa e a universidade poderão fazer ações focadas nas famílias que apresentam maior risco. Ações como esta também costumam avaliar a relação entre os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e sua interação com os serviços de saúde. 

Esta estratégia, segundo o secretário de Saúde, Luiz Artur, é fundamental. “O avanço do programa passa tanto pelo reconhecimento por parte da gestante e de sua família, de toda a integralidade do cuidado público, quanto pelo conhecimento das equipes em contato com as realidades dentro do domicílio de nossas gestantes”, disse ele. Ainda, a parceria beneficiam os alunos e futuros médicos que passam a compreender as situações de vida das mães do Meu Bebê, Meu Tesouro. Em números, o programa já atendeu 1.688 mulheres e acompanhou 1.422 nascimentos desde o seu início. Apenas em 2017, já são 200 novas gestantes e 184 nascimentos. 

Gostou? Compartilhe