O som que entoava pelos corredores do Hospital da Cidade na manhã desta quarta-feira (14) foi um pouco diferente. Em minutos, as notas inconfundíveis e animadas de uma gaita foram ganhando forma nos ouvidos atentos de quem circulava por alí. Junto à elas, sete voluntários do grupo Desenhando Sorrisos de Passo Fundo, RS, surgiram na ala oncológica do Hospital da Cidade (HC), todos com trajes coloridos, em que o xadrez domina no figurino. Era dia de festa junina.
Márcia Maria Monfron, 57 anos, não conseguiu conter a animação. Desde janeiro, ela luta contra um câncer e realiza sessões de quimioterapia no hospital. Mas nesta quarta, ela pôde esquecer por alguns minutos o porquê de estar alí. “Eu adorei a festa. Tudo fica mais fácil, mais leve e mais gostoso. É a primeira vez que participo de uma festa junina como esta”, conta.
Depoimentos assim fazem parte da rotina dos mais de 30 voluntários do Desenhando Sorrisos, que desde agosto de 2014, realizam visitas a pacientes de hospitais em Passo Fundo. Para a coordenadora do grupo, Melina Rodrigues, junho é um mês propício para levar alegria aos pacientes.“A gente sabe que a música da gaita, do violão se torna muito importante para eles. E trazer uma noiva, um casamento caipira aqui pro hospital acaba tirando o foco do tratamento, deixa o clima mais leve e agradável” explica Melina. A coordenadora do grupo ressalta ainda que o retorno dos pacientes a respeito das ações são sempre bastante positivos. Para os voluntários, o sentimento de felicidade predomina depois das visitas. Pela segunda vez, o grupo Desenhando Sorrisos promoveu uma festa junina na oncologia.
A alegria não fica restrita somente com quem enfrenta o tratamento contra o câncer. Acompanhantes e equipe técnica de médicos e enfermeiros acabam se contagiando com o clima junino. A enfermeira responsável pela ala oncológica do Hospital da Cidade, Janice Giotto, explica que a admiração da equipe pelo grupo é visível em cada uma das ações realizadas. “Eles trazem pra nós, um up para os pacientes e pra gente. É um momento único, onde eles cantam, dançam, dão risada, é sempre muito esperado. Quando a gente fica feliz, nossa imunidade aumenta e por isso, estas visitas ajudam e muito no tratamento”, destaca Janice.
Além de visitar a ala oncológica, os voluntários do Desenhando Sorrisos levaram alegria aos pacientes da hemodiálise do HC. Aplausos seguidos de canções conhecidas e memoráveis de cantores brasileiros alegraram a manhã de quem enfrenta batalhas todos os dias.