O Parque da Gare, que completa um ano de sua revitalização, receberá mais um importante investimento da Prefeitura de Passo Fundo. Desta vez, na área cultural. O Prisma, Estação Cultural da Gare – que será um espaço direcionado para a leitura de mundo, do impresso ao digital, da literatura e das artes aos games – deve receber obras de segurança e a instalação de equipamentos eletrônicos no início do segundo semestre deste ano. O anúncio foi feito pelo prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, em visita realizada na tarde dessa sexta-feira(16) ao Parque da Gare, ao lado do ex-deputado federal Beto Albuquerque, da professora Tania Rösing, curadora do PRISMA, e do secretário de Cultura, Pedro Almeida.
“O Prisma será um espaço importante dentro do Parque, um local de inovação, tecnologia e educação, integrando nossas crianças, jovens, adultos e idosos com as diversas linguagens artísticas e manifestações culturais que passam pelo digital e também formando novos leitores”, falou o prefeito.
Para a professora e curadora Tania Rösing, é inquestionável a sensibilidade em transformar a região da Gare em um grande parque, com olhar distinto para todas as gerações. “O PRISMA também terá o papel de formar leitores com potencial para ler materiais em diferentes suportes, na perspectiva contemporânea, com possibilidades de circulação entre linguagens artísticas e manifestações culturais na ubiquidade (ocupar distintos espaços ao mesmo tempo)”, observou.
As obras anunciadas para o Prisma incluem a readequação da rede elétrica e lógica, colocação de vidros e grades na parte inferior do prédio, onde funcionará a área destinada ao público gamer, com realidade virtual, jogos de mesa e interação tecnológicas. Na parte superior, será instalado espaço lúdico e sala de leitura, além de local para o público infantil. O investimento para as obras de segurança e fechamento do Prisma, automatização do local e equipamentos será viabilizado com medidas compensatórias e recursos próprios da Prefeitura de Passo Fundo.
Investimento garante abertura da Estação Cultural da Gare
· 1 min de leitura