?"leo de cozinha: campanha de descarte segue até dia 5 de julho

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Sabe o que fazer com o óleo de cozinha usado? Despejar na pia da cozinha ou diretamente nas bocas de lobo, como algumas pessoas costumam fazer, não é a solução. Este produto precisa ser adequadamente dispensando para evitar que seja mais um agente de poluição. Além disso, este tipo de material pode ser reaproveitado para outros fins, em vez de virar apenas lixo.

É por isso que a Secretaria de Meio Ambiente (SMAM) da Prefeitura de Passo Fundo está realizando uma campanha para o descarte adequado do óleo de cozinha usado. A iniciativa, que foi colocada em prática no início deste mês, está sendo bem aceita pela comunidade, que está procurando as unidades de coleta que foram disponibilizadas pela cidade. São 13 postos de coleta que estarão recebendo material até o dia 5 de julho. Depois desse período todo o óleo arrecadado será doado para a Associação Amigos do Meio Ambiente (AMMA) que vai usar o produto como matéria-prima para a produção de sabão.

Evitando a contaminação da água
De acordo com dados da Secretaria de Meio Ambiente o consumo médio de óleo no país é de 15 litros por brasileiro/ano. Quando o óleo é despejado na pia e cai na rede de esgoto doméstica, boa parte dele gruda nas paredes das tubulações e absorve restos de alimentos. Como consequência, sistemas de encanamento e caixas de gordura ficam entupidos e isso pode estimular o aparecimento de baratas e ratos. Outro fator importante é que as estações de tratamento de água e esgoto não estão preparadas para receber grandes volumes de óleos despejados diariamente pelas residências. Um litro de óleo de fritura, por exemplo, pode contaminar até 25 mil litros de água.

Prejuízos ao meio ambiente
O óleo despejado no meio ambiente pode ainda provocar mortandade de peixes e outros seres vivos aquáticos, pois reduz o teor de oxigênio da água e forma uma fina película na superfície. Além disso, gera a impermeabilização do solo, causando danos ambientais e colocando em risco a vida de diversas comunidades em períodos de chuvas torrenciais e enchentes. A SMAM salienta ainda que ao passar pelo processo de decomposição junto a outras matérias orgânicas, o óleo descartado incorretamente gera formação de metano que possui mau cheiro e é o principal gás do aquecimento global.

Locais de coleta
No período de 5 de junho a 5 de julho, o óleo de cozinha pode ser levado para descarte nos seguintes locais: 

- Centro de Convivência da Universidade de Passo Fundo
Endereço: BR 285
Bairro São José

- Atacarejo Compre Bem
Endereço: Avenida Presidente Vargas, 1121
Bairro São Cristóvão

- Supermercado Marcolan
Endereço: Avenida Padre Antônio Vieira, 470
Bairro São José

- Secretaria do Meio Ambiente
Endereço: Rua Tomé Mendes, 183
Parque Ambiental Banhado da Vergueiro

- COAMA
Endereço: Rua Capitão Aguiar, 99
Vila Popular

- Comercial Zaffari Bella Città
Endereço: Avenida Sete de Setembro, 395
Bairro: Centro

- Comercial Zaffari Avenida Brasil
Endereço: Avenida Brasil Leste, 501
Bairro: Centro

- Comercial Zaffari São Cristóvão
Endereço: Avenida Presidente Vargas, 1905
Bairro: São Cristóvão

- Comercial Zaffari Coronel Pelegrini
Endereço: Rua Coronel Pelegrini, 405
Vila Rodrigues

- Comercial Zaffari Vergueiro
Endereço: Rua Fagundes dos Reis, 189
Vila Vergueiro

- Stok Center Petrópolis
Endereço: Avenida Brasil Leste, 2333
Bairro: Petrópolis

- Stok Center Boqueirão
Endereço: Avenida Brasil Oeste, 3477
Bairro: Boqueirão

- Stok Center Centro
Endereço: Rua General Osório, 1426
Bairro: Centro

Gostou? Compartilhe